Como procurar emprego usando a internet

PUBLICIDADE

Muitas pessoas estão usando a internet como uma ferramenta para encontrar emprego. No entanto, não basta apenas cadastrar os currículos e esperar a oportunidade surgir. O candidato precisa elaborar uma estratégia e se dedicar ao desafio de conquistar uma oportunidade de trabalho.

A internet é uma aliada para encontrar emprego, mas é importante saber usá-la. (Foto:Divulgação)

Hoje em dia, as grandes empresas trabalham com o recrutamento de colaboradores através da internet. O sistema facilita o recebimento dos currículos e a comparação das competências com as atribuições do cargo.

Para as empresas, a internet facilita a triagem dos funcionários e garante mais rapidez na contratação. Já para os candidatos, o sistema permite ficar bem informado sobre as vagas e manter o perfil profissional sempre atualizado.

PUBLICIDADE

Dicas para melhorar a busca por emprego na internet

Encontrar emprego com a ajuda da internet não é tão simples como parece. Confira a seguir algumas dicas para ter sucesso nesta tarefa:

Currículo com palavras-chaves
Ao elaborar o currículo, o candidato precisa incluir palavras-chaves para chamar a atenção do selecionador. Como a triagem inicial é feita pelo sistema, os termos relacionados ao perfil profissional e ao cargo que se deseja ocupar podem ser fundamentais para obter uma posição de destaque na relação de currículos.

Cadastramento em bons sites
O candidato deve escolher bons sites para cadastrar o seu currículo. Vale lembrar que a empresa vai buscar funcionários nos lugares com maior concentração de público que ela quer.

Se o candidato tem nível sênior, por exemplo, ele não deve se cadastrar em sites nos quais a predominância é de pessoas menos experientes e qualificadas.

O currículo deve ser atualizado frequentemente. (Foto:Divulgação)

Monitoramento do cadastro
Enquanto estiver buscando trabalho, o candidato deve monitorar o currículo cadastrado no banco de dados da empresa ou no site de empregos diariamente. Alguns sites dispõem de ferramentas úteis para avaliar o currículo, como o recurso que calcula a popularidade.

Exploração das redes sociais
As empresas também estão de olho nas redes sociais para encontrar os seus futuros funcionários. Para aumentar as chances de ser visto, o candidato deve ampliar a sua lista de contatos, usar aplicativos e construir a sua própria influência online. Quem quer fazer o próprio marketing pode explorar Facebook ou LinkedIn.

PUBLICIDADE

Cuidados com a imagem
A pessoa que está procurando emprego na internet precisa cuidar da sua imagem virtual, pois as empresas também acessam Facebook e Twitter dos candidatos. Desta forma, é fundamental não postar fotos ou mensagens capazes de denegrir a imagem.

O candidato não deve se expor demais nas redes sociais, pois os recrutadores estão de olho. (Foto:Divulgação)

Leia também:

1 comentário

  • gostaria de trabalhar de limpeza serviços gerais podem mim ligar no telefone 83018359 ou 86316114

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.