As profissões mais e menos estressantes de 2014

PUBLICIDADE

Alto risco de vida, salários baixos, exigências físicas e prazos apertados são alguns dos fatores que podem levar um determinado tipo de profissão a ser classificado como bastante estressante.

O trabalho do Bombeiro é considerado um dos mais estressantes da atualidade (Foto: Divulgação)

Esses fatores, além de outros como perigos que podem ser enfrentados, poucas perspectivas de crescimento na carreira, grande número de viagens, competitividade dentro da organização, condições ambientais e interação com o público, foram levados em conta por um site norte-americano na hora elaborar a lista das profissões mais e menos estressantes de 2014.

O ranking criado pela página CareerCast, especializada em empregos, mostrou que as funções que expõem os trabalhadores ao risco de morte, aquelas que exigem grandes responsabilidades (como salvar as vidas de outras pessoas) e as carreiras com grande acúmulo de horas extras trabalhadas são as que têm mais stress.

PUBLICIDADE

Por outro lado, os trabalhos menos estressantes são aqueles que oferecem melhores perspectivas para a carreira, não trazem grandes pressões diárias e que contam com muitos profissionais satisfeitos e felizes por estarem naquele emprego.

As mais estressantes

A profissão de soldado foi considerada a mais estressante do ano (Foto: Divulgação)

De acordo com o site CareerCast, as profissões mais estressantes de 2014, tendo como base o mercado dos Estados Unidos, são as seguintes:

1ª – Soldado

2ª – General

3ª – Bombeiro

4ª – Piloto de voo comercial

PUBLICIDADE

5ª – Coordenador de eventos

6ª – Executivo de relações públicas

7ª – Executivo sênior

8ª – Repórter de jornal impresso

9ª – Policial

10ª – Taxista

Repare que nas primeiras posições estão justamente aquelas carreiras nas quais os profissionais lidam diretamente com grandes responsabilidades, inclusive com as vidas de terceiros, além de estarem expostos constantemente a alguns tipos de perigos físicos.

As menos estressantes

Já a função de joalheiro é uma das que menos estressa (Foto: Divulgação)

Já o outro lado da moeda, ou seja, as profissões menos estressantes de 2014, segundo o site norte-americano, são:

1ª – Fonoaudiólogo

2ª – Cabeleireiro

3ª – Joalheiro

4ª – Professor universitário

5ª – Costureira/alfaiate

6ª – Nutricionista

7ª – Técnico de registros médicos

8ª – Bibliotecário

9ª – Artista multimídia

10ª – Operário de furadeira industrial

Nesses casos, os profissionais já não trabalham tão pressionados e expostos a determinados riscos, situações que os fazem levar a carreira com mais tranquilidade, pelo menos no que diz respeito ao mercado dos Estados Unidos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.