Como tirar o leite materno de forma manual

PUBLICIDADE

Durante o período de amamentação, existem algumas situações nas quais a mãe precisa se ausentar, seja devido ao trabalho, estudos ou outras responsabilidades. Nesse momento é importante contar com o leite materno armazenado, para que o bebê não tenha menor qualidade em sua alimentação enquanto a mãe está fora. Saiba mais sobre o assunto e veja como tirar o leite materno de forma manual.

O ideal é retirar o leite depois de amamentar o bebê. (Foto: divulgação)

Leite materno

O leite materno deve ser o alimento exclusivo até os seis meses e funcionar como complemento da dieta até os dois anos de idade. O leite supre todas as necessidades nutricionais, metabólicas e oferece proteção imunológica à criança. O melhor é que o processo de desmame seja feito aos poucos, com início no sexto mês de vida.

Segundo especialistas, nessa fase a criança já apresenta os movimentos e reflexos de mastigação e os dentes estão começando a nascer. Depois de seis meses pode começar a introduzir novas formas de alimentação em conjunto com o aleitamento materno.

PUBLICIDADE

Veja também o leite materno é importante 

Como tirar o leite materno

Existem duas formas de ordenhar o leite materno, ou seja, tirar o leite do peito. Uma delas é usando as mãos e a outra é usando uma bombinha. Ao armazenar o leite, o alimento pode ser dado ao bebê quando a mãe se ausentar. Quando esse processo é feito raramente, a forma manual é a mais indicada.

Algumas mulheres acham a ordenha com as mãos mais fácil do que com a bombinha. Porém, a cada dia surgem novas bombinhas mais eficientes e de fácil utilização. Realize a ordenha depois que o bebê mamar. Se ele mamar somente de um lado, você pode tirar o leite do outro. Na primeira mamada do dia, os seios costumam ficar mais cheios e sobra mais leite para armazenar.

O leite materno pode ser retirado e guardado. (Foto: divulgação)

Como tirar o leite manual

1. Lave as mãos antes de começar. Em seguida, coloque o polegar com aproximadamente 4 centímetros acima do mamilo, rodeando a aréola.

2. Aproxime o polegar do indicador, pressionando a mama e ao mesmo tempo forçando a mão na direção do próprio corpo. Reduza a pressão e repita o processo, fazendo movimentos sincronizados.

3. Após alguns minutos, rode um pouco a mão para retirar o leite. Quando o leite estiver sendo retirado, incline-se um pouco para a frente e utilize um recipiente de boca larga. Os potes de vidro com tampas plásticas são ótimas opções.

PUBLICIDADE

4. Uma excelente dica é treinar a ordenha manual durante o banho, até que você adquira prática e comece a guardar o leite.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que estimulam o leite materno 

O leite materno pode ser retirado manualmente para amamentar a criança em vários períodos do dia. A ordenha manual pode ser feita facilmente e exige alguns cuidados. Aposte nas dicas citadas e faça a ordenha corretamente.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.