Alimentos que previnem aftas

PUBLICIDADE

Muitas pessoas sofrem com o surgimento das aftas e apresentam dificuldades para morder, mastigar e até mesmo engolir. Apesar de essas feridas serem causadas por vários fatores, um dos principais agentes é o déficit nutricional, principalmente de vitaminas. Saiba mais sobre o assunto e confira os alimentos que previnem as aftas.

As aftas são feridas bucais que causam muita dor. (Foto: divulgação)

O que é afta e suas causas

A afta é uma ferida bucal que causa muita dor. Elas podem ser brancas ou amarelas, rodeadas por uma área vermelha e brilhante. As aftas são as formas mais comuns de úlceras bucais, podendo ocorrer com infecções virais. Em alguns casos, a causa pode não ser especificada.

Além disso, elas podem estar ligadas ao sistema imunológico do nosso organismo. Podem surgir após as lesões bucais formadas por tratamentos odontológicos, escovação excessiva dos dentes, mordidas na língua e nas bochechas.

PUBLICIDADE

Entre outras causas da afta estão:

  • Estresse excessivo;
  • Falta de vitaminas e minerais na dieta;
  • Menstruação;
  • Alterações hormonais;
  • Alergia alimentar;
  • Hereditariedade.
Aposte nos alimentos ricos em vitaminas. (Foto: divulgação)

Veja também estresse pode causar aftas na boca

Alimentos que previnem aftas

1. Os alimentos ricos em vitamina B2 na sua composição são essenciais. Aposte no consumo de leite, queijos (especialmente ricota, requeijão e cheddar), iogurtes, carnes magras, ovos e vegetais verdes;

2. As vísceras de animais como o fígado e rins também contém grandes quantidades de vitamina B2. Porém, são ricos em gorduras saturadas e colesterol, devendo ser consumidos com moderação;

3.  A vitamina B2 pode ajudar no combate das aftas, a vitamina C é uma grande aliada. Mesmo não tendo a capacidade de curar a afta, ela pode prevenir o aparecimento do problema, já que estimula o sistema imunológico e promove maior resistência às infecções;

4. A vitamina C não deve faltar na sua alimentação, tenha sempre frutas como goiaba, limão, acerola, manga, caju e morango. Aposte também no consumo de legumes como pimentão e tomate. Os vegetais folhosos crus, como brócolis, couve-flor e couve são as principais fontes dessa vitamina.

PUBLICIDADE
A alimentação saudável é essencial para prevenir aftas. (Foto: divulgação)

Veja também remédios caseiros para aftas 

As aftas são problemas bucais que causam grande incômodo e dor. Elas pode ser provocadas por vários fatores, inclusive pela alimentação errada. É muito importante adotar hábitos alimentares saudáveis e apostar nos alimentos que previnem as aftas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.