Cartão do SUS: onde fazer, como usar

PUBLICIDADE

O cartão Sus (Cartão Nacional de Saúde) é um documento planejado para ajudar no atendimento ao paciente que utiliza o Sistema Único de Saúde. Assim que a pessoa começa a utilizá-lo nos seus atendimentos nos postos de saúde e hospitais, os dados ficam arquivados, contendo informações sobre quando e onde o paciente foi atendido, além de registrar os exames realizados e os médicos envolvidos.  Saiba onde e como fazer o seu cartão SUS.

O Sistema Único de Saúde adotou um cartão nacional. (Foto:Divulgação)

Importância em ter o cartão SUS

Tendo o cartão, o cidadão terá registro de todos os exames e atendimentos prestados. Dessa forma, ajuda os profissionais da saúde a entenderem o paciente como um todo, sabendo por onde passou e quais tratamentos realizou. Os médicos, e outros profissionais, podem acessar os dados de qualquer local do Brasil, para colher informações importantes e atender o paciente da melhor forma possível.

Além disso, ao guardar os dados de cada paciente, facilita para que os profissionais elaborem políticas públicas de saúde. Ou seja, ao coletar e analisar os dados, os responsáveis pela elaboração de planos para melhorar a saúde de cada município vão conseguir orientar de forma mais eficiente as melhorias. Por exemplo, se em determinada região houve aumento do número de certa doença, esses dados irão para o sistema e os responsáveis perceberão o problema, tendo informações como número de pessoas afetadas e até o gasto com cada paciente. Dessa forma, poderão elaborar uma forma de resolver a questão.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Marcar Consulta SUS

O cartão do SUS facilita a vida do paciente. (Foto:Divulgação)

O uso do cartão SUS facilita a marcação de consultas, exames e também garante medicamentos gratuitos. O governo promete que esse sistema ajudará muito na agilização das consultas, no combate a fraudes e no planejamento de políticas de saúde.

Outra vantagem é que, se o paciente for de uma determinada cidade e tiver que fazer tratamento em outra, o novo médico poderá acessar seus dados e saber informações sobre todos os seus atendimentos anteriores. Podendo, dessa forma, tratar muito melhor o paciente e reduzir gastos, uma vez que não precisará repetir exames anteriormente realizados.

O cartão do SUS pode ser criado em qualquer unidade de saúde. (Foto:Divulgação)

Onde, quando e quem pode ter o cartão

Todo cidadão pode fazer o cartão Nacional de Saúde. Ele é inteiramente gratuito. Para fazer o seu, é necessário comparecer a uma unidade de saúde, secretaria municipal de saúde, hospital ou clínica, tendo em mãos RG, CPF, Certidão de Casamento ou Nascimento e comprovante de residência. No local será impresso o cartão e entregue ao paciente. Outra forma de obtê-lo é através da internet, basta acessar o site do portal de saúde para mais informações.

Após conhecer um pouco mais sobre como e onde fazer o seu cartão Nacional de Saúde, procure a secretaria de saúde de sua cidade, para sanar todas as suas dúvidas. Hoje é imprescindível ter o Cartão do SUS para obter atendimentos na rede pública de saúde em qualquer parte do pais.

Veja também: Cartão SUS – Como Solicitar, Vantagens

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.