Como combinar cores da roupa: dicas

PUBLICIDADE

Apesar de haver atualmente uma maior liberdade, oferecida pela moda, no quesito combinação de cores, sempre foi uma tradição sobrepor tons que dialoguem, entre si. Combinar cores de roupas é algo que surte um efeito agradável aos olhos e dá sofisticação à aparência. Não é à toa que essa preocupação existe, pois o poder da associação de cores, sobre a visão e os sentidos, é muito forte.

Exemplos de cores que dialogam, entre si (Foto: Divulgação)

Embora possa parecer uma tarefa simples, nem sempre é assim. Muitas pessoas têm dificuldades em identificar quais cores ficam melhores com certos tons, nas próprias roupas ou em equilíbrio com a tonalidade da pele ou dos cabelos. Por isso, é comum observarmos certos looks e percebermos não ter sido seguido qualquer critério para a composição. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de combinação de roupas, em função das cores que elas possuem.

Tipos de cores

Parentesco entre as cores, de forma simplificada (Foto: Divulgação)

Alguém aí se lembra das aulas da escola, onde foram ensinadas as cores primárias, secundárias e complementares? Pois esse é o ponto de partida, para sanar a dúvida de como combinar cores. É preciso que estas dialoguem, entre si, a partir do “parentesco” que possuem. As cores primárias são aquelas que não se formaram como resultado da junção de outras cores. São, portanto, puras. Podemos citar vermelho, azul e amarelo. Já as secundárias apareceram com a mistura de duas cores primárias. Verde (azul+amarelo), laranja (vermelho+amarelo) e violeta (azul+vermelho) são as principais. Para finalizar, as cores complementares (apesar do nome) são aquelas opostas a outra cor (exemplo: roxo X amarelo).

PUBLICIDADE

Como combinar cores

Looks que parecem estar errados, mas estão em harmonia de cores (Foto: Divulgação)

Para combinar cores, a dica é seguir o parentesco entre elas. Por exemplo, uma blusa vermelha cai muito bem com acessórios ou outras peças amarelas, pois são cores que fazem parte da mesma família, na cartela. Para arrematar, cores neutras podem aparecer nos sapatos, como nude, tons terrosos, preto ou branco. A chamada cor conhaque, por exemplo, fica muito bem com quase todos os tons e não quebra, bruscamente, a visão das outras cores. Já o preto fica bem com todas, mas faz com que as tonalidades se destaquem ainda mais. Por outro lado, combinar roupas em cor branca faz com que os outros tons se apaguem, levemente.

Apesar de tais regrinhas, muitas pessoas optam por combinações mais ousadas. Quem gosta deste tipo de produção pode apostar na associação de cores complementares. Por exemplo, uma peça neutra (como o jeans), com uma blusa laranja e bolsa roxa. A liberdade é muito grande. Contudo, quem não gosta de looks chocantes, pode seguir a dica da tabela de cores, na hora de combinar roupas.

Veja mais exemplos: Moda: Como combinar cores sem errar

Aprenda os macetes para cores fortes: Como Combinar Cores Fortes

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.