Como dar entrada no FGTS para reforma

PUBLICIDADE

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre as formas de uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O benefício, concedido pela Caixa Econômica Federal, normalmente é pago aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e possuem contrato de trabalho formal.

O FGTS pode ser usado para reformar a casa no valor de até 500 mil reais. (Foto:Divulgação)

O valor do FGTS é depositado pelo empregador na conta vinculada que o funcionário possui na Caixa. A quantia depende da remuneração paga, mas em média é 8% do salário. Além de sacar o fundo de garantia e usar o dinheiro para diversos investimentos, o trabalhador também pode empregar o recurso para outras finalidades.

O FGTS pode ser usado na reforma da casa?

Até pouco tempo atrás, a Caixa Econômica Federal não autorizava o uso do FGTS na reforma, mas agora a instituição já tem esta linha de crédito liberada. Os trabalhadores que desejam reformar o imóvel podem solicitar um empréstimo de até 20 mil reais e contam com um prazo de pagamento de até 10 anos. Os juros que correm são de no máximo 12% ao ano.

PUBLICIDADE

O uso do FGTS para financiar a reforma está trazendo benefícios especialmente para a classe média, que não tem condições financeiras para arcar com os gastos. O empréstimo é útil para comprar materiais de construção e contratar mão de obra, duas iniciativas que aquecem a economia e favorece o crescimento da construção civil. O dinheiro adquirido pela linha de crédito também pode ser usado para comprar materiais de aquecimento solar, hidrômetros, entre outros equipamentos.

Saiba mais: FGTS para reforma: como usar

O empréstimo para reformar a casa pode ser de até 20 mil reais. (Foto:Divulgação)

Alguns bancos brasileiros pretendem oferecer uma taxa de juros ainda menor para obter destaque no mercado. Atualmente alguns empréstimos disponíveis para reforma da casa não possuem valores atrativos, pois os juros estão muito altos, ou seja, giram em torno de 26%.

Para o trabalhador solicitar a linha de crédito e reformar a casa, ele precisa ainda comprovar que o valor do seu imóvel não ultrapassa R$ 500 mil. Vale lembrar que o dinheiro emprestado não é do FGTS, ou seja, a conta com o fundo de garantia não é diretamente afetada pelo empréstimo.

A nova linha de crédito que visa reformar a casa pode ser solicitada por todos os 33 milhões de brasileiros, que recolhem recursos ao fundo de garantia.

O dinheiro emprestado para reforma não sai da conta do FGTS. (Foto:Divulgação)

Cuidados com o uso de FGTS na reforma

O uso do FGTS para reformar a casa pode ser vantajoso caso o trabalhador não tenha dinheiro na hora, mas alguns cuidados devem ser tomados para não prejudicar o orçamento e nem criar dívidas difíceis de quitar. A principal orientação é não fazer um empréstimo a longo prazo, assim as taxas de juros se tornam menores e o financiamento não pesa  no bolso.

PUBLICIDADE

Para saber como dar entrada no FGTS para reforma, procure a agência da Caixa mais próxima.

Veja também: FGTS: saiba quando pode ser usado

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.