Como não mimar demais o seu filho

PUBLICIDADE
Uma criança mimada faz birra o tempo todo, por isso, não permita que o seu filho fique assim (Foto: Divulgação)

Muitos pais e mães atuais não estão encontrando o limite entre o “amar” e o “mimar” os seus filhos. É claro que, quando temos filhos, queremos dar-lhes o melhor e fazê-los se sentirem as pessoas mais importantes do mundo. Porém, é preciso ter um limite para que não sejam criados adultos fracos, intransigentes e intolerantes. Portanto, saiba como não mimar demais o seu filho.

Em primeiro lugar, é preciso saber impor limites, ou seja, não dê tudo o que o seu filho quiser, mesmo que ele esperneie, grite e chore, fazendo com que passe muita vergonha em lojas e supermercados. Nessas horas, pegue-o pelo braço e leve-o para fora do estabelecimento para ter uma conversa séria. Diga-lhe que, se  continuar se comportando dessa maneira, nunca mais o levará àquele lugar, mas seja firme e não volte atrás na sua decisão, ou ele descobrirá um ponto fraco seu.

Saiba dizer "não" ao seu filho na hora que precisar (Foto: Divulgação)

Sendo assim, aprenda a dizer “não” ao seu filho, mesmo que seja muito doloroso, afinal, certamente, a sua felicidade é vê-lo feliz. Entretanto, há momentos que precisamos ser firmes e negar o que nos é pedido, tanto pela segurança dele quanto por falta de verba. Nesse último caso, diga-lhe que só ganhará presentes em datas especiais, ou ele acabará com todo o seu salário em pouquíssimo tempo. Quando  diz “não”, é sempre importante deixar claro para a criança o motivo por ter-lhe negado algo. Desse modo, ela compreenderá o porquê e não ficará tão triste.

PUBLICIDADE

Se  for chamada à escola do seu filho, não passe a mão na cabeça dele. Ouça o que a professora tem a dizer e seja compreensiva, pois ela passa muito tempo com ele e o conhece bem. Então, reflita sobre o que foi dito e pense em uma maneira de castigá-lo, mas sem usar a força física, porque só o machucará e ele não aprenderá a lição. O melhor a fazer é conversar seriamente com ele a respeito da importância dos estudos e do bom comportamento na escola.

Impor limite às crianças é uma prova de amor (Foto: Divulgação)

Essas são algumas dicas para não mimar demais o seu filho. Contudo, isso não proíbe que  o abrace e  beije bastante. Sempre que for ter essas conversas sérias com ele, diga-lhe que está fazendo isso pelo bem dele porque o ama demais. Portanto, não quer que ele sofra. Bons pais são aqueles que ensinam os filhos a viver, e não aqueles que permitem que façam tudo o que querem. Assim, criam adultos fortes, responsáveis e solidários.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.