Dicas para quem tem insônia

Confira Dicas para quem tem insônia. Nada pior do que uma noite mal dormida. A insônia causa desânimo, estresse, diminuição da atenção, sonolência, perda na…

Por Redacao em 28/09/2014

Confira Dicas para quem tem insônia. Nada pior do que uma noite mal dormida. A insônia causa desânimo, estresse, diminuição da atenção, sonolência, perda na concentração e sensação de fadiga. Ela pode ser classificada como aguda, intermitente, e crônica. A insônia que dura desde uma noite até algumas semanas é chamada de aguda. Caso os episódios de insônia aguda ocorram de tempos em tempos, ela passa a ser intermitente. E é considerada crônica se ocorre frequentemente e dura mais de um mês.

Dicas para quem tem insônia - Dormir mal afeta diretamente o bem estar de qualquer pessoa (Foto: Divulgação)

Confira: Os erros cometidos pela manhã que podem atrapalhar seu dia

Dicas para quem tem insônia

Quando a insônia não é tratada pode até causar diabete, hipertensão e doenças cardíacas. Confira abaixo dicas para quem tem insônia:

Relaxe

São muitas preocupações e todos temos problemas em nossas vidas que precisam de solução, porém quebrar a cabeça a noite e não dormir nunca resolveu nada. Por isso use esta técnica de relaxamento: Contraia e relaxe lentamente todos os músculos, dos dedinhos dos pés até o rosto.
Depois, massageie o couro cabeludo enquanto mentaliza uma paisagem bonita.

Apague a luz

A qualidade do sono depende diretamente da escuridão do ambiente. Quando o cérebro registra a presença de luz, mesmo que de uma lâmpada bem fraca, ele compreende que ainda é dia e fica em estado de alerta. Por isso apague todas as luzes, a escuridão relaxa e ajuda a “engatar” no sono.

Leia também: Como evitar o stress emocional no emprego

Silêncio

Infelizmente hoje em dia é difícil ter silêncio total para dormir. Então a melhor dica são os protetores auriculares, vendidos em lojas de material de construção ou decoração, que são descartáveis e mais duráveis, por preços que vão de R$ 1 a R$ 10.

Há algumas dicas que podem ajudar você a dormir melhor (Foto: Divulgação)

Banho quente

Você já deve ter percebido que banho quente relaxa. Por isso, duas horas antes de ir para a cama, tome um banho quente para relaxar os músculos e facilitar o sono profundo. Ao sair do chuveiro, mantenha os pés aquecidos para o corpo entender que é hora de descansar.

Evite eletrônicos em geral

Pouca gente sabe, mas celulares e computadores são aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, que deixam você em alerta absoluto. Por isso, evite ficar exposta a esses aparelhos antes de se deitar. As ondas também diminuem o tempo do sono profundo, aquele que faz o corpo recuperar as energias gastas durante o dia.

Mantenha a rotina

A rotina é importante para que nosso organismo funcione bem. Se você tem horários para dormir e acordar, o sono virá na hora certa.

Tratamentos para insônia

Leia também: Como conciliar diversão com obrigação

 

Se você tem problemas para dormir, procure um médico. Dormir bem faz parte da saúde (Foto: Divulgação)

Ainda dentro das dicas para quem tem insônia citamos os tratamentos, que são muitos, e são indicados de acordo com a avaliação médica.  Somente o médico poderá indicar o tratamento medicamentoso. A associação dos medicamentos com técnicas de relaxamento, prática de atividade física, medidas de Higiene do Sono e psicoterapia constitui uma das mais eficazes abordagens terapêuticas.

Top