Conheça os benefícios da semente de chia

PUBLICIDADE
A Chia pode ser empregada em diversas formas de alimentos.

Chia, na língua maia significa força, o que tem tudo a ver com esse poderosíssimo grão que está se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo e já foi um dos componentes mais importantes da dieta do povo Asteca e Maia.

Originária de uma planta do deserto chamada Salvia hispânica, essa semente de formato oval com coloração que varia do preto, marrom escuro, branco e acinzentado, é originária da região que abrange o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia, mas hoje pode ser encontrada em todo mundo.

Características nutricionais

Essa semente, pequeninha, surpreende quando o assunto é nutrição, pois é extremamente rica em substâncias que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

PUBLICIDADE
  • Em torno de 21% de seu peso é pura proteína! A Chia contém todos os aminoácidos essenciais em perfeito equilíbrio;
  • É o alimento mais rico em ômega 3 que existe no mundo, correspondendo a 60% de seu óleo. Os 40% restantes são ômega 6;
  • Contém mais cálcio do que o leite integral (100g de Chia equivalem a 0,5L de leite); mais ferro que o espinafre (100g de Chia equivalem a 1Kg de espinafre), mais magnésio que o brócolis, mais potássio que a banana e mais antioxidantes que o martilho;
  • Não contém glúten;
  • É uma excelente fonte de fibra, antioxidantes e minerais.

Por isso esse grão é considerado um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutritivos do mundo inteiro.

Plantação de Salvia Hispânica - Chia

Benefícios

Os benefícios do consumo dessa semente são muito diversos e abrangem vários campos da saúde. Dentre os principais, podemos citar:

  • Atua promovendo saciedade e diminuindo a vontade de comer, além de ajudar o organismo a se livrar das toxinas intestinais. Essa vantagem é ótima para as pessoas que estão em dieta!
  • Auxilia no controle da taxa glicêmica, regulando a concentração de açúcar no sangue e prevenindo a diabetes;
  • Controla também os níveis de colesterol e triglicerídeos, que são as gorduras encontradas no sangue;
  • É excelente para o intestino, porque além de proporcionar a eliminação de suas toxinas, ainda aumenta a velocidade do trânsito intestinal e previne inflamação, uma vez que sua fibra hidrata o cólon, facilitando os movimentos peristálticos que são próprios do trato gastrointestinal;

Indicações

Todo mundo pode aproveitar os benefícios que a Chia tem para oferecer, porém, em alguns casos, a ingestão dessa semente é altamente indicada, podendo melhorar tanto a saúde como a qualidade de vida, como nos casos de pessoas que pretendem manter ou eliminar peso; que tenham algum problema do trato gastrintestinal como síndrome do cólon irritável ou refluxo gastroesofágico; problemas na tireoide, hipoglicemia, diabetes ou hipercolesterolemia além de serem recomendadíssimas para os vegetarianos, por conterem alto teor de proteína.

A semente de Chia pode ser encontrada facilmente em qualquer loja de produtos naturais.

A Chia pode ser encontrada facilmente em qualquer loja de produtos naturais e é uma semente que, sem sombra de dúvida, merece fazer parte da nossa dieta, podendo ser consumida em diversas formas: salpicadas em saladas, adicionadas à vitaminas, consumidas com cereais e iogurte ou até mesmo ser misturada a receitas de pães, bolos e tortas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.