Como tirar visto para viagem ao exterior

PUBLICIDADE
Programe a retirada do visto com antecedência (Foto; Divulgação)

Temporada de férias está oficialmente aberta e as viagens internacionais são a escolha de muitos brasileiros, seja para passear com a família ou amigos, ou até mesmo para realizar compras de diversos artigos, como por exemplo, eletrônicos. Porém, para embarcar em alguns países não basta arrumar as malas, é necessário tirar visto e cumprir algumas exigências para que a sua viagem não se torne um pesadelo.

No momento em que começar a planejar uma viagem internacional é necessário verificar o que o país exige para liberar a entrada de turistas brasileiros em seu território. Os interessados em ir legalmente para a terra do Tio San, os Estados Unidos da América (EUA), é necessário ter um visto no passaporte brasileiro. Além disso, a pessoa passa por uma entrevista no consulado. Mas para cada país a exigência é diferenciada, por isso é importante entrar em contato com a representação consular do país de destino para se informar sobre as exigências a serem seguidas.

Preencha o formulário com os dados solicitados pelo conculado (Foto: Divulgação)

Se o seu destino for os Estados Unidos para pedir o visto é preciso pagar uma taxa referente a informação e o agendamento da entrevista com o consulado americano. Somente depois desse pagamento que você consegue dar continuidade no procedimento de agendamento. Depois que tiver todas as informações solicitadas pelo consulado preencha o formulário. Todas as pessoas devem apresentar o formulário DS-156 e preenchê-lo on-line, em português, que está disponível na página http://evisaforms.state.gov/.

PUBLICIDADE

As pessoas com mais de 16 anos completos devem apresentar ainda o DS-157. Se o visto solicitado for de estudante, deve ser preenchido o DS-158, além de apresentar o formulário I-20 ou DS-2019 (que é entregue pela instituição de ensino), devidamente preenchido e assinado. Você pode agendar a entrevista pelo site ou por meio do telefone (21) 4004-4950, de segunda a sexta-feira das 8h às 20 horas. Realize o pagamento da taxa de solicitação de visto no Citibank. Veja se o caixa do banco colocou atrás do comprovante de pagamento o número do passaporte e o nome do portador, para evitar problemas.

Os Estados Unidos é um dos destinos internacionais mais cobiçados pelos brasileiros (Foto: Divulgação)

Reúna a documentação que comprova que você tem moradia fixa no Brasil, ou seja, não tem motivos para ficar nos Estados Unidos. Pegue documentos como boletos de pagamento de cursos que está frequentando, comprovantes de trabalho fixo como carteira de trabalho e contracheques, declaração de imposto de renda, certidão de casamento, certidão de nascimento de filhos, além dos documentos exigidos pelo consulado americano. Não compre a passagem antes de ter o visto concedido.

Não deixe para tentar tirar o visto em cima da hora. Planeje com antecedência, pois depois que o visto é liberado ainda é preciso aguardar a  chegada da documentação. Se por acaso o seu visto for reprovado não desanime, procure uma acessoria de uma empresa especializada em instruir pessoas a realizarem esse procedimento, e veja o que você pode fazer de diferente para ter mais chances de ter sua entrada no país aprovada.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.