7 dicas para evitar as distrações

PUBLICIDADE
Fazendo várias atividades ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

Você começa a fazer um trabalho, mas logo a TV do quarto lhe interrompe e você corre para ver o que está passando lá, quando volta tenta recomeçar o trabalho, mas lembra que esqueceu de ligar para aquela tia (e é urgente), então você faz o telefone e não consegue se concentrar no trabalho iniciado no começo da manhã, por que tanta falta de concentração?

É comum as pessoas serem multitarefa e fazerem várias coisas ao mesmo tempo numa tentativa de ganhar (ilusoriamente) tempo. No entanto, além do fator pressa, há a falta de foco e o excesso de distração que facilmente faz a pessoa abandonar uma atividade, por ter a mente ativa e distraída por qualquer detalhe.

Como evitar as distrações

Foco no estudo (Foto: Divulgação)

Tenha foco: jamais levante da cadeira antes de terminar a atividade que começou, mesmo que a mente queira acompanhar a música que toca no som do vizinho, se concentre ao máximo com a intenção única de finalizar o que está fazendo.

PUBLICIDADE

Faça uma coisa de cada vez: se policie para só começar algo novo depois que tudo estiver finalizado, caso contrário, a tendência é que você deixe várias atividades em aberto.

Fuja das redes sociais: quem tem problemas com distrações deve fugir das redes sociais no momento do trabalho, principalmente se o ofício exigir internet e trabalho no computador, isso porque facebook, twitter, Orkut e outras redes sociais podem distrair você durante a execução da tarefa.

Dinamize: a monotonia faz surgir a distração, por isso, em qualquer atividade que você faça (especialmente se for o estudo) mantenha-se ativo, pensando e não só obtendo informação.

Atacando a geladeira no meio da atividade (Foto: Divulgação)

Necessidades físicas: antes de iniciar uma tarefa ou começar a estudar, vá ao banheiro, beba água e se alimente, isso vai diminuir as chances de você se levantar no meio do seu trabalho para saciar vontades fisiológicas.

Organize-se: mantenha um horário pré-definido para início de suas atividades, assim seu corpo fica habituado e sua mente se acostuma a ficar ocupada naquele mesmo horário, diminuindo as chances de distrações.

Se preciso, faça a pausa: se acontecer algum imprevisto e você precisa parar sua atividade para resolver, faça isso calmamente sem distrações, é melhor resolver o que é urgente e depois voltar à concentração do trabalho.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.