Entenda o que é reumatismo e como cuida

Entenda o que é reumatismo e como cuida, conferindo as informações na matéria a seguir. A doença, erroneamente tida como “doença de velho”, pode…

Por Andre em 27/09/2014

Entenda o que é reumatismo e como cuida, conferindo as informações na matéria a seguir. A doença, erroneamente tida como “doença de velho”, pode surgir em qualquer faixa etária, trazendo problemas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Entenda o que é reumatismo e como cuida (Foto: Divulgação)

O que é reumatismo? Essa é a pergunta feita por muitas pessoas. Na verdade, o termo reumatismo refere-se a um conjunto de mais de 200 doenças diferentes, que comprometem articulações, músculos, tendões e outras partes do sistema locomotor. Algumas dessas doenças podem comprometer até mesmo os órgãos internos.

Entre as doenças reumáticas, podemos citar artrite reumatoide, artrose, febre reumática, fibromialgia, osteoporose, lúpus, esclerodermia, lombalgia, osteoartrite, gota e arterite temporal, além de várias outras.

Entenda como tratar a artrite

Chá para artrose e artrite

Entenda o que é reumatismo e como cuida

As doenças reumáticas podem afetar diferentes partes do corpo (Foto: Divulgação)

De maneira geral, os sintomas do reumatismo, comuns a várias das doenças do grupo, incluem dor, inchaço, calor local, fraqueza nos músculos e rigidez (principalmente pela manhã). O que muda é o local acometido, as funções atingidas e o tamanho da área afetada.

Dependendo do tipo de reumatismo, também podem aparecer dor de cabeça, lesões na pele, queda de cabelo, febre, emagrecimento e bastante cansaço. Vale lembrar que as doenças reumáticas não são contagiosas e que as causas do reumatismo podem estar ligadas a hereditariedade, obesidade, sedentarismo, estresse, depressão, alterações climáticas, trabalho intenso e traumatismos, entre outros fatores.

Para quem está querendo saber como cuidar do reumatismo, as doenças do grupo podem ser tratadas com medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, injeções locais de corticosteroides (infiltrações) e outros remédios próprios de acordo com o tipo da doença.

Os tratamentos para reumatismo também podem abranger fisioterapia, hidroterapia, massagens, compressas de gelo, mobilizações articulares e alongamentos, entre outros métodos, que têm o objetivo de reduzir os incômodos causados pela doença.

Diagnóstico

Quanto mais cedo for diagnosticado o reumatismo, maiores são as possibilidades de melhoras dos sintomas (Foto: Divulgação)

Não há um exame específico para detectar reumatismo, já que se trata de um conjunto de doenças. Para detectá-las, a pessoa deve ir ao médico se os sintomas citados acima surgirem.

Após conversar e analisar o histórico do paciente, o médico pode solicitar alguns exames para diagnosticar doença reumática. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar complicações e tratar o reumatismo.

Top