7 passos para se tornar um líder na empresa

Você já deve ter escutado que existem pessoas que nasceram para liderar e outras que nasceram para ser liderados. De fato é uma realidade.…

Por Élida Santos em 27/12/2011

Para se tornar um bom líder é necessário ser liderado (Foto: Divulgação)

Você já deve ter escutado que existem pessoas que nasceram para liderar e outras que nasceram para ser liderados. De fato é uma realidade. Algumas pessoas ficam sem direção quando não possuem uma pessoa que as lidere, já outras pessoas mesmo quando são lideradas conseguem um espaço próprio para tomar decisões sem ter a necessidade de ter um chefe auxiliando. Nenhuma pessoa é melhor que a outra, tudo depende em que colocação você pretende chegar na sua carreira profissional.

Os cargos de chefia devem ser ocupados por bons lideres, pois se você tiver dificuldade em liderar, por melhor que você seja no que faz, não terá sucesso em um cargo de chefia. E não significa também que uma pessoa que é liderada não pode se tornar um líder um dia só porque sempre trabalhou bem recebendo ordens. Um bom líder já foi liderado um dia e aprendeu com os erros e acertos do seu chefe. Conheça os sete passos que te levarão a uma liderança promissora:

Seja observador (Foto: Divulgação)

1-      Seja observador: Para se tornar um bom líder é necessário ser observador. Enquanto liderado observe o comportamento do seu chefe, veja os pontos positivos que o levaram a ter a aquele cargo de sucesso na companhia, extraia os pontos positivos e veja os pontos que você acredita que ele deve melhorar para que a sua liderança ainda seja melhor. Existem duas maneiras de se aprender, uma é errando e a outra é observando os erros das outras pessoas e não os repetindo.

2-      Pró-atividade é tudo: A não ser que você funde uma empresa, ou que a companhia seja da sua família, você não terá um caro de liderança sem nunca na vida ser ter sido liderado. E para alcançar uma promoção é necessário ser no mínimo pró-ativo. Isso significa que você deve se antecipar as ordens sem ser invasivo. Por exemplo, se você atender o telefone e a ligação é para o seu chefe ou p-ara uma pessoa do seu setor que não está, mas você pode ajudá-la então o faça, não espere alguém pedir para que isso aconteça. A pró-atividade é uma característica fundamental em um bom líder.

Seja um ser pensante (Foto: Divulgação)

3-      Seja um ser pensante: Busque soluções práticas para facilitar o procedimento da empresa. Não é porque o método de trabalho é feito em uma sistemática que você não pode sugerir um meio de melhorá-lo. Geralmente as pessoas que criam os procedimentos não trabalham diretamente com o setor em questão, por isso, muitas metodologias mais atrapalham do que ajudam. Então, nada melhor do que a visão de quem trabalha diretamente com aquilo. Dê ideias para que a empresa fature mais e para que os procedimentos fiquem mais práticos.

4-      Trabalhe em equipe: Ninguém consegue nada na vida se não for em conjunto. Para se tornar um líder é necessário trabalhar em equipe sempre, pois quando você conquistar uma promoção as pessoas que serão lideradas estarão disposta a fazer com que o trabalho da equipe seja um sucesso. Ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é fundamental antes e depois da promoção.

5-      Não seja “puxa-saco”: Ninguém gosta de uma pessoa que faz de tudo para agradar, mesmo se você for fonte desse agrado todo. não vale de tudo para garantir uma liderança, seja ético. A pessoa “puxa-saco” é odiada pelos colégas de trabalho, mesmo sendo amada pelo chefe, em alguns casos. Mas, image só se a sua tão sonhada promoção sai, as pessoas vão achar, e com razão, que é por causa da sua atitude deagradar demais o chefe que o cargo foi ofertado e podem se voltar contra a sua liderança. Não crie inimizades.

Motive a equipe sempre (Foto: Divulgação)

6-      Seja 100% profissional: Uma vez na liderança é natural que afinidades com os liderados existam em proporções diferentes. Não privilegie nenhum liderado por méritos pessoais, sempre recompense quem merece por ter uma postura profissional exemplar, que te auxilia. Um bom chefe sabe delegar as funções e tratar os liderados com igualdade.

7-      Motivação é tudo: Para se tornar líder é necessário estar motivado, mas depois que atinge o seu objetivo profissional é necessário fazer com a equipe com a mesma motivação que te levou a conquista de um posto de chefia. Tenha atitudes simples diariamente, como por exemplo, elogios a cada resultado positivo da equipe ou do funcionário, sempre agradeça as atitudes que te auxiliam. Sempre que possível promova um almoço diferenciado para os funcionários ou uma confraternização para descontrair o ambiente. Um bom líder deve ser maleável e simpático até na hora de dar bronca na equipe.

Top