Maneiras de usar madeira na decoração

A madeira é um material versátil na hora de decorar, capaz de contribuir tanto com a estrutura como também com o acabamento. Ela se…

Por Isabella Moretti em 07/12/2011

A madeira é um material versátil na hora de decorar, capaz de contribuir tanto com a estrutura como também com o acabamento. Ela se revela um forte indicador de rusticidade, buscando sempre a elegância das combinações. Alguns tipos de madeira funcionam perfeitamente em ambientes modernos e favorecem a sensação de aconchego.

Enquanto a madeira de demolição tem um efeito especial na decoração rústica, os painéis de madeira ou pisos laminados adicionam charme aos espaços contemporâneos. No entanto, antes de desenvolver um projeto, é necessário fazer uma pesquisa de preços para descobrir qual ideia de decoração com madeira está dentro do orçamento.

Confira algumas formas de usar madeira na decoração:

– Através dos móveis: uma maneira convencional de decorar, mas muito usada nos ambientes residenciais.  É válido ressaltar as peças reformadas, mas que preservam os traços retrô e adicionam um charme à composição do ambiente. Caso a ideia consista em adotar a mobília mais moderna o possível, então a solução é investir em móveis planejados, que são um pouco mais caros, mas conseguem aproveitar bem o espaço.

– Acabamento com madeira: revestir a casa com madeira é sempre a melhor solução e as tendências apontam novidades para o uso do material. Quando se trata de pisos, vale à pena investir em modelos originais e capazes de adicionar um toque de personalidade nos espaços. Além do laminado, também há o piso de madeira sólida e o piso de madeira estruturado.

As paredes residenciais estão sendo revestidas com madeira e adquirindo um charme especial. A aposta é perfeita para cômodos modernos e pode trabalhar com tiras cuidadosamente instaladas. Como se não bastasse à composição no estilo “gravetos”, os painéis de madeira também são muito valorizados na composição do revestimento vertical.

– Escadas de madeira: casas com dois andares necessitam de uma estrutura de ligação, o que acaba tornando fundamental o uso das escadas. Os modelos fabricados com madeira favorecem o aconchego e garante a circulação segura dos moradores pela casa. O planejamento deverá ser cuidadoso nas medidas e na escolha do material.

– Acessórios de madeira: conseguem transformar os ambientes através dos detalhes, como por exemplo, o uso de cestos, vasos e cortinas confeccionadas com esse material. Pode haver uma combinação com os móveis de cada ambiente ou não, isso depende da proposta.

– Madeira na estrutura: construir casas com esse material é uma proposta antiga, mas que está sendo sempre retomada para deixar as residências com um estilo mais acolhedor. Se comparar com os outros métodos construtivos, a estrutura de madeira é viável para o meio ambiente, porque tem baixo consumo de energia na produção. As espécies recomendadas para se trabalhar na estrutura são Itaúba, Angico-preto, Cumaru, Garapeira, Roxinho, Bacuri e Maçaranduba.

Top