5 Dicas para montar uma academia em casa

Confira as 5 dicas para montar uma academia em casa! Além de ser uma ótima alternativa para economizar e aproveitar mais tempo com a família,…

Confira as 5 dicas para montar uma academia em casa! Além de ser uma ótima alternativa para economizar e aproveitar mais tempo com a família, realizar os exercícios em casa permite mais conforto e privacidade!

Dicas para montar uma academia em casa. (Foto Ilustrativa)

Cuidar da saúde do corpo vai muito além de uma boa alimentação, também inclui hábitos saudáveis como a não ingestão de drogas e a prática constante de exercícios físicos. Porém, frequentar uma academia está fora de cogitação para muitos, devido a grande quantidade de pessoas, alto preço das mensalidades, logística difícil ou simplesmente pela falta de tempo, por conta de uma rotina agitada.

Montar uma academia em casa é uma maneira de otimizar o pouco tempo livre, já que é possível se manter em forma sem abrir mão do convívio familiar. Também é a saída para os tímidos, para quem mora longe de academias ou acha mais vantajoso comprar os aparelhos do que pagar a mensalidade.

Leia também: Dicas de exercícios físicos para fazer em casa

Dicas para montar uma academia em casa

Selecionamos 5 dicas para montar uma academia em casa. Confira:

Encontre o local ideal

O tamanho do espaço reservado para a prática de exercícios depende da quantidade de aparelhos e de pessoas que vão utilizar a academia. É fundamental que o lugar escolhido seja bem iluminado, com tomadas disponíveis, com espaço para espelho grande em uma das paredes e também televisão.

Escolhe um lugar amplo, que comporte os aparelhos. (Foto Ilustrativa)

Defina objetivos

Antes de comprar qualquer equipamento é necessário avaliar quais são seus objetivos (ganhar massa muscular, perder peso, manter peso), para não correr o risco de adquirir aparelhos que não vai usar.

Continuar Lendo  Exercícios para quem não gosta de academia

O que comprar?

Após definir o seu objetivo com a academia em casa, escolha pelo menos três tipos de aparelhos diferentes para auxiliarem nas atividades físicas de maneira efetiva. Opte sempre pela compra de equipamentos de qualidade reconhecida no mercado. As caneleiras, colchonetes, pesos, cordas e elásticos de resistência são indispensáveis, principalmente para iniciantes.

Veja também: Cinco aparelhos de academia que mais emagrecem

Organize a academia

Para a prática ser agradável, é importante que o local escolhido tenha espaço suficiente para acomodar todos os equipamentos comprados. Escolha uma das paredes para colocar um espelho grande, com altura mínima de dois metros.

Mantenha a academia doméstica organizada. (Foto Ilustrativa)

Os equipamentos pequenos podem ser guardados em um armário baixo ou prateleira, já os aparelhos principais devem estar sempre prontos para o uso e organizados um ao lado do outro, de frente para o espelho. A instalação de televisão ou aparelho de som no ambiente pode estimular ainda mais o uso do local para treinos diários.

Decoração

A maior parte do local é ocupado pelos aparelhos, portanto, o pouco espaço livre só permite a decoração das paredes e a garantia de alguns detalhes de segurança, como os tapetes antiderrapantes.

Pense numa decoração moderna, clean e harmoniosa. (Foto Ilustrativa)

Leia mais: Aplicativos de celular que ajudam a fazer exercícios físicos

Aproveite as 5 dicas para montar uma academia em casa e crie um local adequado para fazer exercícios sem sair de casa. Além de auxiliar na perda de peso, as atividades praticadas regularmente, aumentam o condicionamento e a resistência física. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias para ficar em forma.

Top