5 coisas que todos deveriam saber sobre iogurte

O iogurte é uma delícia que muitos agregaram a dieta, mas o que não sabem é que ele é o escolhido para ser o…

O iogurte é uma delícia que muitos agregaram a dieta, mas o que não sabem é que ele é o escolhido para ser o primeiro alimento de muita gente depois do leite materno.  Ele é um dos mais antigos da história da humanidade e faz sucesso até hoje. Veja 5 coisas que todos deveriam saber sobre iogurte.

5 coisas que todos deveriam saber sobre iogurte (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: 4 Receitas light para sua salada

5 coisas que todos deveriam saber sobre iogurte

 

1 – Produzido por acidente

A fabricação do iogurte aconteceu por acidente, no século 20. O leite foi guardado em urnas e em sacos feitos com pele de cabra e graças ao calor o leite azedou e deu origem a base do iogurte. Depois os benefícios do iogurte foi comprovado e a sua purificação foi realizada para que o consumo e produção fosse feita em larga escala. Foi somente no século 20 que as culturas utilizadas na produção do iogurte foram isoladas por Elie Metchinikoff, do Instituto Pasteur, que recebeu o Premio Nobel pela descoberta dessa delicia de alimento.

2 – Bactérias do bem

Segundo informações doo Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que controla medicamentos e alimentos, para que um derivado de leite seja chamado de iogurte, é necessário que ele seja fermentado por bactérias específicas, cientificamente classificadas como Streptococuccus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, que dão origem a um produto mais grosso e encorpado, e são os principais agentes no bom funcionamento do nosso intestino.

Leia Também:  Principais erros cometidos na academia

Saiba mais informações sobre: Aprenda a fazer smoothies para emagrecer

 

Todos devemos aprender a lidar com o iogurte no nosso dia a dia (Foto: Divulgação)

3 – Hálito fresco

Quer ter bom hálito? Pode ser que o iogurte possa te ajudar. De acordo com um estudo japonês isso é possível. Nessa pesquisa os voluntários que consumiam 150 gramas diárias de iogurte sem açúcar e que continham as bactérias Streptococuccus thermophilus obtiveram uma redução nas concentrações de uma bactéria que induz ao mau hálito bom, relata Grotto no livro.

Aposte no iogurte (Foto: Divulgação)

4 – Pode ser consumido porque tem intolerância a lactose

Se você tem uma intolerância a lactose de determinado grau pode ser que o iogurte te ajude. O iogurte possui um nível baixo de lactose.

Aprenda mais sobre essa delícia (Foto: Divulgação)

5 – O iogurte pode salvar a sua vida

No livro “101 alimentos que podem salvar sua vida”, David Grotto defende o iogurte. Segundo o autor as propriedades medicinais desse alimento são inúmeras e pode salvar a sua vida.

Artrite: ratos com artrite, alimentados com iogurte que continha a bactéria  Lactobacillus bulgaricus, tinham apenas uma inflamação suave.

Doenças cardíacas:  um estudo feito com 33 voluntárias que consumiram iogurte convencional durante quatro semanas mostrou que o produto provocou aumento das taxas de HDL, o colesterol bom.

Câncer de cólon: outra pesquisa com camundongos, nos quais foi induzido um carcinoma colorretal (células cancerígenas no intestino grosso), descobriu que, quando esse alimento era agregado à dieta, havia um aumento na atividade anticancerígena.

Top