Dormir Bem Como?

PUBLICIDADE

Indisposição, irritação, nervos a flor da pele? Sinais de que você não teve uma noite de sono tranquila, ou seja, é preciso buscar uma solução, visto que dormir é uma necessidade primária do organismo, para fazer uma reposição de tudo. A ausência de uma boa noite de sono causa ainda dificuldades para se concentrar e sonolência excessiva durante o dia.

Há cerca de 80 distúrbios do sono descritos, porém os mais frequentes são a insônia, o ronco e a apnéia. A insônia se dá por causa das preocupações diárias, o ronco em função de alguma obstrução da via aérea superior e a apnéia é o que se pode chamar de pausas respiratórias durante o sono, segundo especialistas.

Porém, que passa por mudanças simples nos hábitos antes de dormir, irá apresentar cansaço pela manhã. Tente focar-se nesses métodos e melhore seu sono:

PUBLICIDADE

Travesseiro: É fundamental para se ter uma boa noite de sono. Na hora de escolher, você precisa considerar o material de que ele é feito e, claro, a posição em que é colocado. A melhor posição para se dormir é de lado.
A altura do travesseiro tem que ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Se a pessoa dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

Dormir de bruços: Não seria a melhor escolha devido ao que acontece ao se levantar: fica-se cansado e dolorido, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro, e as regiões torácicas e a lombar são prejudicadas nessa postura.
As posições mais adequadas são:

De lado (certo): Com a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo. Os joelhos devem estar flexionados e com um travesseiro fino entre eles para impedir a sua rotação. Isso também evita que a região lombar fique estendida, o que, em longo prazo, pode provocar hérnia de disco.

Com a barriga para cima (certo): Coloque um travesseiro fino ou um rolinho de espuma sob os joelhos para que permaneçam semiflexionados durante a noite, deixando os quadris bem posicionados e os músculos da região lombar relaxados.

Colchão apropriado: O colchão ideal para um sono tranquilo não pode ser muito macio nem muito firme, ou seja, deve simplesmente se amoldar ao corpo confortavelmente, escolha os de látex, que tem como benefício principal o fato de se adaptarem com perfeição aos contornos do corpo, aliviando os pontos de pressão.

Cima de tudo quando for dormir elimine as ansiedades do dia-a-dia. Procure relaxar, tomando um banho morno e só então vá dormir
.
Tomar chá também ajuda, mas nada de chá preto ou verde, o melhor são os de melissa e camomila que melhoram o sono.
Outra dica é ingerir comida leve e em pouca quantidade a noite.

PUBLICIDADE

Durma ao menos 8 horas por noite.

Essas dicas devem ser aplicadas no dia-a-dia até que se tornem um hábito, porém, no caso de intensidade no problema procure um médico.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.