26 de setembro: Dia Nacional do Surdo

26 de setembro: Dia Nacional do Surdo

A comunidade surda comemora, no dia 26 de setembro, o dia Nacional do surdo. Nesta data são relembradas as lutas históricas pela melhoria das…

Por Editorial MDT em 26/09/2012

A comunidade surda comemora, no dia 26 de setembro, o dia Nacional do surdo. Nesta data são relembradas as lutas históricas pela melhoria das condições de vida, educação, trabalho, saúde, dignidade e cidadania. Saiba mais sobre essa data de conscientização nacional.

No dia 26 de setembro comemora-se o dia nacional do surdo. (Foto: divulgação)

História do Dia Nacional do surdo

O dia 26 de setembro foi definido como “Dia Nacional dos Surdos” por esta data lembrar a fundação da primeira escola para surdos no país.  No ano de 1857, um surdo francês implantou a primeira escola para surdos chamada de Instituto Imperial de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro. Atualmente, é conhecido como Instituto Nacional de Educação aos Surdos (INES).

A conquista foi uma motivação para a união dos surdos de todo o Brasil e atualmente todos os estados brasileiros comemoram essa vitória. Acredita-se que o dia Nacional dos Surdos é uma forma de manter viva a história da comunidade surda.

O dia Nacional dos Surdos é uma forma de concientização. (Foto: divulgação)

Veja também atividades para pessoas surdas 

Motivos para comemorar

A maioria das pessoas não conhece a verdadeira história dos Surdos no Brasil e por isso questionam o fato de comemorar o dia do surdo. Porém, temos muito que comemorar nesta data, afinal as condições de vida das pessoas surdas são muito melhores nos dias atuais. Dentre as melhorias obtidas, podemos citar:

  • Oficialização da língua de Libras, favorecendo o acesso a informações. Além disso, a educação conta com profissionais capacitados para se comunicar ou ensinar os surdos, garantindo educação de qualidade.
  • Em vários locais já é possível encontrar profissionais que conhecem Libras, garantindo um atendimento igualitário aos surdos.
  • A televisão possui um recurso chamado “closed caption” que possibilita o surdo assistir os programas de TV da mesma forma que as demais pessoas.
  • É possível trocas torpedos para se comunicar com pessoas surdas, facilitando a liberdade da comunicação.
  • A internet é um meio que facilita o contato e também o ensino a distância para os surdos.
  • Atualmente vários surdos estão completando o nível superior, mostrando a sociedade sua capacidade para o trabalho e também para a educação.

    A educação em Libras possibilita uma comunicação igualitária com os surdos. (Foto: divulgação)

Veja também como aprender libras grátis, sites e dicas

As conquistas e avanços obtidos ao longo dos anos reforçam a importância da comemoração do dia Nacional do Surdo, onde são comemoradas as conquistas obtidas e também é uma forma de lembrar que há muito lutar pela frente para garantir uma sociedade mais igualitária. Portanto, vamos comemorar o dia 26 de setembro com muita alegria e conscientização.

Top