20 ideias para decorar sua sala de estar

A sala de estar é uma das partes da casa mais pensadas na hora da decoração. Afinal, a sala é o lugar em que…

A sala de estar é uma das partes da casa mais pensadas na hora da decoração. Afinal, a sala é o lugar em que geralmente passamos a maior parte do tempo e é também a peça em que recebemos visitas. Existem diversos estilos de decoração para sala de estar e você pode pegar itens que gostar de cada estilo de decoração e combinar de um jeito que fique legal com a casa em geral. Salas pequenas podem ser ampliadas com espelhos, já as grandes podem se tornar mais confortáveis com tapetes felpudos. Confira 20 ideias para decorar sua sala de estar.

Confira Dicas de decoração de quarto 

Decoração de sala de estar vintage (Foto: Divulgação)

20 ideias para decorar sua sala de estar

Assim como todas as peças da casa, a sala de estar precisa ser um lugar confortável e bem decorado, até mais do que as outras peças já que é a mais frequentada da casa. Confira abaixo 20 ideias para decorar sua sala de estar:

 

Papéis de parede, uma parede pintada de cor vibrante e cores claras são ideias para uma linda sala (Foto: Divulgação)

  1.  A primeira decisão a ser tomada é a cor da parede. Paredes de cor clara ampliam o ambiente. Castanho, beges e pretos ficam bem com quase todas as outras cores. Considere também os papéis de parede que são ótimas dicas para decoração.
  2.  Esboce mentalmente a decoração da parede da sala. Ela terá quadros de paisagens? de fotos da família? Terá estantes para porta-retratos? Uma ideia são as composições de quadros com fotos e paisagens, tudo junto e misturado na parede da sala, porém com muito bom gosto e de preferência a mesma moldura.
  3.  Ao invés de comprar uma poltrona nova, se você já tiver uma em boas condições de estrutura, você pode mandar fazer uma roupa nova e vai parecer que você comprou outra.
  4. A ideia da troca de roupa da poltrona também cabe ao sofá. Os pallets são boas ideias para praticamento tudo da decoração e também servem pra construir um sofá super irreverente e rústico.
  5. Tecidos lisos, mix de estampas e cores que combinem entre si. São diversas ideias para as almofadas, atente-se ao estilo de decoração que é a sua sala. Uma dica para a decoração vintage são as almofadas com imagens de cidades e lendas de Hollywood.
  6. Os tapetes sintéticos são econômicos, não mostram tanto quando estão sujos e são impermeáveis. Um ponto negativo é a pouca duração.
  7. Os tapetes de algodão são baratos e podem ser lavados a máquina, porém mancham e perdem a cor facilmente.
  8. As opções de tapetes ecologicamente corretos são os de sisal, juta ou bambu.
  9. Se tiver problemas respiratórios, escolha os de pelo curto, pois são mais fáceis de limpar.
  10. Para não errar na decoração, escolha tapetes de cores neutras.
  11. Um tapete muito grande pode “afogar” a decoração e quando muito pequeno pode dar a impressão de que está faltando algo. Por isso escolha o tamanho ideal para sua sala, nem gigante, nem minúsculo.
  12. Certifique-se que a iluminação na sala está correta tanto de dia quanto a noite. A luz natural amplia o ambiente.
  13. Abajures também podem ornar a decoração da sala de estar.
  14. Para a decoração moderna, os abajures e luminárias ideais são os de uma cor só. Luminárias em cordões em crochê são um bom exemplo.
  15. Cordões iluminados psicodélicos são abajures e luminárias ideais para decorações rústicas ou retrô.
  16. As mesas de centro completam a decoração. Os pallets e até mesmo uma porta velha podem virar uma linda e delicada mesa de centro.
  17. A mesa lateral serve de apoio para o sofá, elas arrematam a decoração. Você pode usar até mesmo uma mini escada como mesa lateral para colocar óculos, livros e uma xícara enquanto estiver tomando um chá vendo TV, por exemplo.
  18. Os aparadores podem ser de madeira, de vidro e até de mármore.
  19. Os aparadores podem apoiar fotos da família ou servir de suporte para objetos variados.
  20. Acrescente objetos decorativos. Exponha objetos que combinem com você e a decoração.
Leia Também:  Alimentos para vegetarianos ganhar massa muscular

20 ideias para decorar sua sala de estar, Fotos

Sala com estilo de decoração rústico (Foto: Divulgação)

Agora que você está por dentro das 20 ideias para decorar sua sala de estar, saiba mais sobre os principais estilos de decoração e escolha o tipo que mais combina com você e sua casa:

Confira Dicas de Decoração para quarto de casal

Clássico

Ambientes normalmente formados por móveis herdados de família. Seu destaque é nas peças volumosas e ambientes carregados. Sua característica mais marcante é a riqueza nos detalhes. A paleta de cores é composta essencialmente pelo preto, azul-marinho, bordô, castanho e creme, geralmente combinados com elementos dourados, prateados ou cor de ferrugem.
Contemporâneo

Étnico

 A temática vêm da cultura e do artesanato de tribos ou povos de diferentes partes do mundo. São muito apreciados os seus tecidos de estampas marcantes e de interessante contraste de cores, estátuas e máscaras.

Vintage

O vintage surgiu na década de 40 e é marcada pelas cores são fortes e ousadas: vermelho, laranja, amarelo, azul, lilás, com o uso do papel de parede quase obrigatório.Destacam-se objetos retro como bicicletas, gaiolas, xícaras, relógios e quadros com personagens que marcaram a história. Com o tempo o vintage tem se renovado e ganhou novos elementos como cupcakes, paredes de quadro-negro e referências a Londres ou NY.

Rústico

O Rústico prega o simples, retratando o clima do campo, com ar artesanal e móveis antigos gastos pelo tempo, geralmente de madeira. As cores naturais como marrom e verde são as mais comuns. Madeira bruta e escura, ranhuras, nós e rachaduras ficam aparentes.

Existem muitos outros estilos de decoração e você não precisa seguir uma risca. Porém é legal conhecer esses estilos por que muitas vezes depois de nos identificarmos com um tipo de decoração em especial, fica bem mais fácil de decorar qualquer peça. Confira abaixo 20 ideias para decorar sua sala de estar Fotos.

Leia Também:  Decoração de casamento: tendências 2014

Top