19 de outubro: dia do profissional da informática

No dia 19 de outubro, homenageamos o profissional de informática, mas quem é ele? O profissional de informática pode atuar em diversas áreas, relacionadas…

Por Redacao em 19/10/2011

No dia 19 de outubro, homenageamos o profissional de informática, mas quem é ele?

O profissional de informática pode atuar em diversas áreas, relacionadas entre si. Ele pode ser técnico de manutenção,  programador, analista de sistemas, administrador de redes, engenheiro de computação ou gerente de TI. Cada um tem uma função diferente e, por ser uma profissão, relativamente, nova, criada nos últimos 40 anos, muitos desconhecem todas as áreas que esse profissional pode exercer.

O que cada um faz:

técnico de manutenção – resolve problemas no sistema usado pelo usuário e também do próprio computador.

gerente de TI– é responsável pelos fornecedores de TI, pela infraestrutura, sistemas utilizados na empresa. Responsável pela segurança da informação e também pelas licenças dos softwares utilizados.

analista de sistemas – É o que transforma a ideia do cliente em documentação. O cliente avalia se o conteúdo está de acordo com o que foi solicitado. Essa documentação servirá de guia para o programador.

programador – executa o projeto elaborado pelo analista de sistemas, utilizando as melhores técnicas de desenvolvimento.

administrador de redes – entra em cena quando a situação fica muito difícil,  por exemplo, no caso do servidor da empresa não está funcionando. Esse profissional fica 24h em alerta.

Todos têm em comum, a paixão por tecnologia, a inovação e desejo de sempre melhorar e encontrar soluções rápidas, sendo a última qualidade, uma exigência do mercado, cada vez mais veloz.

Formação acadêmica

Diferente da maioria das outras áreas do conhecimento, no caso do profissional de informática, a formação técnica ou superior não é fundamental, para que ele se sobressaia no mercado de trabalho.  No entanto,  fazer um curso técnico ou superior é importante, para desenvolver o conhecimento e ter comprovação, muitas vezes exigida. Contudo, o aprendizado,que precisa sempre ser renovado, vai além dos muros das universidades ou escolas profissionalizantes.

Embora seja mais difícil encontrar mulheres exercendo essa profissão, elas se destacam entre muitos homens, com charme, elegância e muita inteligência.

Desafio é a palavra que, melhor, pode definir os profissionais de TI. Com paciência e, às vezes, muitas horas em frente ao computador, eles tentam solucionar problemas, alguns chamados de bugs, na linguagem própria deles, para que a relação das pessoas, com o computador e programas desenvolvidos, seja eficiente.

Top