18 Alimentos para aumentar a imunidade de forma natural

18 Alimentos para aumentar a imunidade de forma natural

Quando o assunto é saúde a primeira coisa que pensamos é aumentar a imunidade, não é mesmo? A imunidade é a capacidade que o…

Por bety em 01/06/2020

Quando o assunto é saúde a primeira coisa que pensamos é aumentar a imunidade, não é mesmo? A imunidade é a capacidade que o nosso organismo tem de nos proteger de causadores de doenças como vírus e bactérias.

Quando a imunidade encontra-se baixa o organismo fica desprotegido e podemos pegar resfriados, gripes e infecções maiores. Se você começar a sentir que sua imunidade está baixa uma das melhores opções é apostar na alimentação, pois ela é capaz de fazer com que sua imunidade se eleve e você fique com excelente saúde.

Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais entre muitas outras substâncias que atuam diretamente no sistema imunológico. Quando você se alimenta com a quantidade necessária diária de frutas e vegetais sua imunidade fica alta defendendo seu organismo de doenças.

O ideal é fazer 5 refeições por dia 3 de frutas e duas de vegetais. Se você se interessou por ter uma alimentação melhor, confira quais são os melhores alimentos para sua imunidade e agregue-os a sua alimentação.

1-Vegetais verdes escuros

Os vegetais verdes escuros como brócolis, couve, espinafre possuem grande concentração de ácido fólico. O nutriente é excelente para aumentar a fabricação de glóbulos brancos. Alimentos como:  feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado também contribuem para aumentar a defesa do organismo.

2 – Alimentos ricos em Zinco

As sementes e leguminosas como: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico são ricos em zinco, cereais integrais, castanhas, entre outros são excelentes para combater resfriados e gripes, bem como muitas outras doenças aumentando o sistema imunológico.

3 – Gengibre

O gengibre possui inúmeras propriedades, entre elas a ação antibactericida, auxilia nas inflamações na garganta e é rico em vitamina C e B6 aumentando o sistema imunológico do organismo.

4 – Oleaginosas

Alimentos ricos em vitamina E também elevam a imunidade, entre eles destacamos nozes, amêndoas, castanhas, e óleos vegetais como óleo de milho, gérmen de trigo, canola, girassol e milho.

5 – Tomate

O tomate é rico em licopeno e age no combate a doenças do coração, também é muito eficaz no combate aos radicais livres.

6 – Alho

O alho é excelente para eliminar o muco dos pulmões e elimina tosse irritante e a bronquite. Ele é rico em vitaminas como: A, C e E e é um aliado muito forte para aumentar o sistema imunológico.

7 – Alimentos fontes de Ômega 3

Os alimentos ricos em Ômega 3 combatem a inflamações e ajuda a manter as artérias saudáveis e aumenta a imunidade. São eles: salmão e azeite de oliva.

8 – Gérmen de trigo

O gérmen de trigo possui grande concentração de vitaminas K, E e A, que são excelentes oxidantes combatendo os radicais livres que envelhecem o organismo. Além disso ele também aumenta a imunidade, melhora a coagulação sanguínea e tonifica a pele, além de muitos outros benefícios.

9 – Frutas cítricas

Os antioxidantes e a vitamina C aumentam a imunidade, esses componentes podem ser encontrados em alimentos como: Kiwi, laranja, tomate e acerola que são frutas cítricas, pimentão verde e vermelho, brócolis e couve, que são ricos em antioxidante.

10 – Cebola

A cebola é fonte de substâncias antivirais, antifúngicas, anti-inflamatórias, antiparasitárias e antibacterianas. Ela possui alicina que ajuda a reduzir os riscos de desenvolver câncer, principalmente de boca, esôfago, de rins, de cólon, de mamas, de laringe e de ovário. Com tantas propriedades a cebola ainda eleva a imunidade livrando de gripes e resfriados.

11 – Fontes de Antioxidantes

O selênio encontrado em cogumelos como o Champinhom e na Castanha-do-Pará combate os radicais livres, aumenta a imunidade e auxilia para uma cicatrização mais rápida no organismo.

12 – Geleia Real

Você já ouviu falar em superalimento? Pois bem a Geleia Real é um deles e é rica em antioxidantes e fitoquímicos.  Ela também apresenta alta concentração de vitaminas, principalmente as vitaminas do complexo B e a vitamina C. se você consumir a geleia real em jejum vai aumentar a sua imunidade.

13 – Óleo de Coco

Substâncias presentes no óleo de coco como o ácido cáprico e o ácido láurico, fazem com que module o mecanismo imune do organismo. Ele é excelente arma contra vírus, bactérias e fungos. Também melhora o fluxo intestinal eliminando as bactérias ruins.

14 – Lichia

A lichia e suas propriedades, como rica fonte de vitamina C, tem um excelente desempenho contra inúmeras doenças, como câncer, baixa imunidade, inflamações, alergias, doenças cardiovasculares e doenças crônico degenerativa.

15 – Iogurte

Consumir iogurte com regularidade recompõem a flora intestinal, ou seja, aumenta os probióticos, que nada mais são do que soldados que expulsam as bactérias nocivas do organismo. Quando o intestino está bem, saudável, consegue fazer uma separação perfeita do que é ruim e deixar só o que é bom no organismo elevando a imunidade.

16 – Batata Yacon

A batata Yacon fortalece e aumenta a flora do intestino, fazendo o extermínio de bactérias maléficas ao organismo e consequentemente aumenta a imunidade.

17 – Pimenta

O betacaroteno é uma substância presente na pimenta, ela se transforma em vitamina A que protege o organismo de infecções e aumenta a imunidade.

18 – Própolis

O própolis estimula o sistema imune para maior produção de citocinas que moldam o mecanismo da imunidade. O própolis também é antibacteriano e antiviral.

Espero que você tenha gostado do artigo, deixe seu comentário abaixo, pois para nós ele é muito importante.

Top