17 de maio: Dia Internacional contra a Homofobia

No dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia. A ocasião se revela importante para combater o preconceito e a…

O dia 17 de maio é uma boa ocasião para enfatizar a luta pelo respeito aos homossexuais.

No dia 17 de maio é comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia. A ocasião se revela importante para combater o preconceito e a violência que existe na sociedade com relação aos homossexuais. Desta forma, a data é perfeita para debates e reflexões.

O Dia Internacional contra Homofobia é festejado em 17 de maio para lembrar a exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da OMS. A declaração aconteceu em 1990, mas só foi oficialmente declarada em 1992.

O que é Homofobia?

A homofobia consiste em diversas ações violentas e sentimentos negativos contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. As atitudes consideradas agressivas podem estar enraizadas na antipatia, no medo irracional, no desprezo e no preconceito.

A palavra homofobia se originou do neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971. O termo une o prefixo ‘homo’ (homossexuais) a ‘fobia’, que provém da palavra grega ‘phobos’. Desta forma, o homofóbico é o indivíduo que tem medo de quem gosta do igual, ou seja, aversão a quem gosta de pessoas do mesmo sexo.

O homofóbico sente aversão, desprezo e preconceito quando vê homossexuais.

Os estudiosos acreditam que a homofobia tem origem semelhante ao racismo, sendo motivado por discriminação e preconceito. O pensamento homofóbico valoriza os papéis tradicionais de gênero e sente repulsa quando as normas seguidas pela maioria são quebradas por uma minoria. A intolerância aos homossexuais chega a ser tão grande que leva o indivíduo a tomar atitudes violentas.

A aversão a homossexuais é um problema que afeta vários países, mesmo com alguns grupos da sociedade lutando para acabar com a violência. A falta de respeito a população LGBT tem motivado diversas passeatas nas ruas, nas quais as pessoas levantam a bandeira colorida a favor dos direitos dos homossexuais.

Leia Também:  Projovem Urbano 2011: SP, RJ, MG, PE, RS

As manifestações homofóbicas também podem acontecer por causa de influências, como os ensinamentos religiosos, forma de governo e ideologia predominante.

Saiba mais: Homofóbico Significado

Luta contra a homofobia

Protesto à favor dos direitos LGBT

Apesar de alguns grupos homofóbicos continuarem se manifestando pelo mundo, há também muitos esforços para combater a violência contra os homossexuais. Normalmente a comunidade LGBT organiza eventos, como é o caso da Parada do Orgulho Gay, para mobilizar as pessoas no combate à homofobia.

No estado de São Paulo, a discriminação por causa da sexualidade é crime. A lei proíbe qualquer tipo de constrangimento, intimidação ou violência contra os homossexuais. Por isso quem manifestar atitudes homofóbicas ou ferir a norma de livre expressão afetividade pode receber uma penalidade.

Veja também: Famosos que assumiram a homossexualidade

Top