08 de maio: Dia do Profissional de Marketing

No dia 8 de maio comemora-se o Dia do Profissional de Marketing. Esta data representa uma ótima oportunidade para avaliar a importância das pessoas…

O profissional de marketing monta estratégias para as empresas ganharem visibilidade.

No dia 8 de maio comemora-se o Dia do Profissional de Marketing. Esta data representa uma ótima oportunidade para avaliar a importância das pessoas que atuam nesta área, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Quem é o marketeiro?

O marketeiro tem como função colocar em prática os seus conhecimentos para estimular a venda de produtos e lidar como peso da concorrência. Ele deve atuar com a meta de aproveitar as oportunidades no mercado e render lucros para a empresa. O profissional deve ainda agir de uma forma capaz de satisfazer os clientes.

Com um amplo conhecimento de mercado e estratégias de marketing, o profissional tem condições de melhorar o prestígio de um determinado produto, superar a concorrência e aumentar a lucratividade da empresa. Ele pode ainda colocar em prática as suas ações com base nas pesquisas e análise do público alvo.

Veja como melhorar a formação: Mestrado em Marketing 

O profissional de marketing precisa estar em constante atualização para conseguir acompanhar os avanços da sua área. Para promover produtos e serviços, ele deve estar consciente do cenário em que vive e das responsabilidades que possui. O sucesso do marketeiro depende muito do seu desempenho, sendo que alguns fatores são determinantes para a sua carreira: empreendedorismo, liderança, transparência, competência, criatividade e ética.

Quais as oportunidades?

A competição entre as empresas tem garantido novas oportunidades para o marketeiro atuar.

O mercado de trabalho do profissional de marketing é amplo, sendo que ele pode atuar nas áreas de consultoria, planejamento estratégico, comunicação coorporativa, pesquisa, desenvolvimento de produto, entre outras. As oportunidades de emprego são voltadas para os bacharéis e tecnólogos em marketing.

Leia Também:  Inadimplência do consumidor tem queda depois de 6 meses em alta

As maiores chances para a carreira do marketeiro estão nas capitais das regiões Sul e Sudeste, porém o crescimento das empresas no Norte e Nordeste também tem motivado a procura por profissionais de marketing para atuar como gestores. No início da carreira, o salário gira em torno de 700 a 2.000 reais, mas com os cursos de especialização e as novas experiências no mercado de trabalho, o profissional consegue faturar uma remuneração muito maior.

A formação de marketeiros dura de dois a quatro anos. O curso possui uma grade abrangente e que desenvolve as competências básicas de um bom profissional. Entre as disciplinas abordadas no marketing, vale salientar Finanças, Comportamento do Consumidor, Administração estratégica, Pesquisa e Gestão de preço.

Saiba mais: Cursos de Marketing – preços, onde fazer

O profissional de Marketing pode atuar na consultoria, planejamento, comunicação corporativa, entre outras áreas.

Com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, o profissional de marketing tem sido solicitado com mais frequência pelas empresas. Ele precisa conhecer as novas mídias que permitem se relacionar com o consumidor, além de ter um repertório amplo para propor soluções criativas para diversos impasses de uma companhia.

Top