Menu

Moda

Atualizado em 31 de maio de 2012, às 13:20 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vestido Caipira Festa Junina Modelos 2012

vestido caipira festa junina modelos 2011 8 Vestido Caipira Festa Junina Modelos 2012

Junho é o mês das festas juninas e com isso as pessoas já começam a pensar nos figurinos ideais para a ocasião. As mulheres se preocupam com o look de São João, por isso buscam alternativas para combinar peças, customizá-las e garantir um visual exclusivo para a festa. Quem dançará quadrilha se preocupa ainda mais com os trajes típicos.

Apesar das primeiras festas juninas serem originárias da Europa por influência da cultura pagã, foi no Brasil que a comemoração ganhou características peculiares. O São João por aqui segue as tendências culturais de Portugal, contemplando santos populares importantes para o catolicismo. A festa junina também incorporou traços da cultura afro-brasileira e indígena, principalmente no Nordeste.

A tradição de se vestir como caipira na festa junina também se fundamentou no Brasil e se tornou uma das principais características desse evento típico. As roupas fazem referencia ao povo campestre que povoou o nordeste e ajudou a transformar a festa de São João num acontecimento típico, tradicional, multicultural.

Como escolher um vestido para festa junina?

vestido caipira festa junina modelos 2011 Vestido Caipira Festa Junina Modelos 2012

Os modelos de vestidos caipiras continuam adotando as mesmas características de anos atrás, com uma multiplicidade de estampas e cores. O rebuscamento das peças está expresso na costura, nas combinações desproporcionais que invocam um pouco do cafona ao look. A linguagem visual do vestido é caipira em todos os aspectos para reforçar a idéia de festa de São João.

Os vestidos de festa junina são bem rodados, contam com acabamento em renda e estampas em excesso para invocar o espírito caipira. Muitas peças adotam motivos florais, de bolinha ou xadrez para personalizar o look. A calçola embaixo do vestido também é um elemento que ajuda a tornar um figurino bem divertido.

É importante lembrar que o look feminino de festa junina segue a linha de um visual caipira gracioso, não cafona e desproporcional a silhueta feminina. O vestido usado pela menina ou pela mulher precisa destacar sua espontaneidade, doçura e reproduzir o que há de mais mimoso no visual campestre feminino. É possível identificar até mesmo elementos de um vestido de camponesa no look de festa junina.

Usar um vestido colorido e florido é clássico nas festas juninas, mas é fundamental procurar outras opções de modelos para não se sentir “uniformizado” dentro de uma festa tão livre para escolher o figurino ideal. Por essas e outras muitas mulheres estão optando por customizar o vestido caipira, com laços, botões, retalhos de tecidos e outros elementos.

vestido caipira festa junina modelos 2011 6 Vestido Caipira Festa Junina Modelos 2012

Os vestidos de festa junina 2012 podem ser encontrados a venda nas lojas ou em brechós, por isso faça uma pesquisa para encontrar o modelo ideal. Lembre-se de que o clima junino do seu look não depende apenas do modelo de vestido, mas também de outras peças que compõem o figurino, como as fitas dos cabelos (maria-chiquinha ou tranças), meia-calça, sapatilha, chapéu de palha e a tradicional maquiagem caipira.

As mulheres estão se revelando bem criativas na hora de montar o look caipira, combinando peças tradicionais da festa com outras que são consideradas modernas. Esse contraste das roupas ajuda a deixar o visual bem descontraído para a quadrilha e dá forma a uma produção cheia de personalidade. Há quem aposte nos acessórios na composição do visual ou mesmo na mistura de estilo. A idéia de comicidade combina com a alegria da festa junina, então use um vestido que se enquadre nesse perfil e entre no clima de São João.

Aproveite as dicas, seja criativa na escolha do vestido e arremate olhares na festa junina 2012! Veja fotos de vestidos caipira para festa junina 2012.

Conteúdo avaliado com média: