Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Fotos & Vídeos > Último eclipse total de 2012: fotos

Último eclipse total de 2012: fotos

Por Isah

O último eclipse total de 2012 pôde ser assistido com perfeição no Nordeste da Austrália no começo da manhã desta quarta-feira (14). No Brasil, o fenômeno aconteceu no início da noite de terça-feira (13), considerando o horário local.

A lua cobriu o sol da Austrália por alguns minutos. (Foto:Divulgação)

O eclipse total do sol na Austrália

Muitos turistas, cientistas e astrônomos amadores decidiram viajar para a Austrália para conferir de perto o eclipse. Quem teve a oportunidade de assistir ao espetáculo da natureza viu o sol totalmente coberto pela lua durante alguns minutos.

A única região do planeta onde as pessoas conseguiram acompanhar cada movimento do eclipse total foi o norte do território australiano. Em outras áreas do mundo, como o Leste da Austrália, Polinésia, Nova Zelândia, Indonésia e o extremo sul da Argentina e do Chile o fenômeno aconteceu de forma parcial.

Muitas pessoas acompanharam o espetáculo celestial da natureza nas praias australianas. (Foto:Divulgação)

Há uma estimativa de que 60 mil pessoas viajaram até o estado de Queensland, na Austrália, para assistir os preciosos minutos de eclipse total do sol. Os espectadores tiraram várias fotos e usaram óculos especiais para assistir ao fenômeno com mais nitidez.

O céu nublado atrapalhou um pouco a visão do eclipse total na Austrália, mas todos puderam perceber a lua passando em frente ao sol. Este espetáculo foi assistido a partir do Parque Nacional de Garig Gunak Barlu e se deslocou até o Golfo de Carpentária.

Foi a primeira vez que um eclipse total aconteceu sobre a Grande Barreira de Corais nos últimos 1300 anos. Muitos dos cientistas que acompanharam o fenômeno das praias australianas queriam verificar como os animais responderiam a escuridão repentina, por isso chegaram a usar câmeras submarinas.

Muitas pessoas resolveram viajar para o estado de Queensland por causa do fenômeno, sendo que algumas chegaram a realizar reservas com três anos de antecedência para conseguir presenciar o eclipse.

Saiba mais: Eclipse Lunar Fotos e Videos 2011

Sobre o eclipse total do sol

O próximo eclipse total do sol só vai acontecer em 2019. (Foto:Divulgação)

O eclipse total do sol, que dominou o céu da Austrália no começo da manhã de quarta-feira, acontece quando a lua cobre totalmente o sol. Este fenômeno é diferente do eclipse solar anelar, no qual a lua não cobre todo o sol, mas sim se afasta e cria uma espécie de ‘anel de fogo’.

As culturas costumam elaborar diferentes interpretações para o eclipse. Alguns povos ancestrais, por exemplo, acreditavam que o fenômeno era um sinal de mau agouro, de que algo muito ruim estava por vir. No entanto, o tempo passou e o eclipse se transformou mesmo em um espetáculo da natureza.

O próximo eclipse total do sol acontecerá somente em 2019. No entanto, este fenômeno só poderá ser visto no céu brasileiro em 2045.

Veja ainda: Saiba mais sobre a superlua

Fotos do eclipse total de 2012

Veja fotos do eclipse total 2012:

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *