Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Ubuntu: sistema operacional gratuito

Ubuntu: sistema operacional gratuito

Por Andre

Quando se fala em sistema operacional, o primeiro nome que logo vem à mente é o do Windows, criado pela Microsoft e lançado comercialmente na primeira metade da década de 1990, estando hoje instalado em milhões de computadores de todo o mundo.

O Ubuntu é um dos sistemas operacionais gratuitos mais baixados (Foto: Divulgação)

Além do Windows, existem várias outras opções de sistemas operacionais, tanto pagas, com destaque para o Mac OS X, da Apple, quanto gratuitas, como o Linux, que vem sendo muito utilizado ultimamente, juntamente com o crescente número de adeptos dos softwares livres.

Outro sistema operacional gratuito que também se destaca é o Ubuntu, baseado no Linux, que pode ser usado em desktops, laptops e servidores, podendo ser baixado e compartilhado por quem quiser.

A primeira versão do Ubuntu foi lançada em 2004. Atualmente, ele já está na 17ª atualização (Foto: Divulgação)

A primeira versão do Ubuntu foi lançada em outubro de 2004, com a proposta de oferecer um sistema que pudesse ser usado sem dificuldades, independente do nível de conhecimento, da nacionalidade ou das limitações físicas que o usuário do computador venha a ter.

Confira a Versão de teste do Windows 8

Recursos do Ubuntu 12.10

Uma das novidades do Ubuntu 12.10 é a volta do player Rhythmbox (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pela Canonical LTD (Fundação Ubuntu), o sistema operacional gratuito está atualmente em sua 17ª versão, o Ubuntu 12.10, também conhecida pelo codinome Quantal Quetzal, que acaba de ser lançada, trazendo várias novidades e recursos, para melhorar a experiência de usar o computador e acessar a internet.

Entre os novos recursos do Ubuntu estão melhorias na visualização de fotos e vídeos e a integração com serviços online, que facilita a busca de documentos e arquivos, fazendo a pesquisa na própria máquina e nos serviços de armazenamento na nuvem ao mesmo tempo, além de realizar a busca em sites como Amazon, Ubuntu One Music e nas redes sociais.

O Ubuntu 12.10, também conhecido pelo codinome Quantal Quetzal, traz recursos e funções bastante interessantes (Foto: Divulgação)

Outras novidades são a possibilidade de criação de ícones para os sites mais utilizados, o que permite um acesso mais rápido a eles; a ferramenta “Privacy”, que evita o armazenamento das informações referentes ao que foi usado no computador; o carregamento mais rápido da central de aplicativos; e a volta do Rhythmbox, como o player padrão do sistema.

Já a suíte de aplicativos LibreOffice, similar ao pacote Microsoft Office, que conta com editores de texto, planilha, desenho, apresentação e banco de dados, foi atualizada para a versão 3.5.2.

Saiba mais: Experimente o Ubuntu sem precisar instalar nada

Baixar Ubuntu 12.10 – Quantal Quetzal

A nova versão do Ubuntu já está disponível para download gratuito (Foto: Divulgação)

O sistema operacional gratuito Ubuntu 12.10 em português pode ser baixado no site www.ubuntu-br.org. Para instalá-lo, é preciso ter pelo menos 5 GB de espaço livre no disco rígido, memória RAM mínima de 512 MB e processador de 700 MHz no computador.

Recomendado para você
Tecnologia

Caricatura Online Grátis – Aprenda a fazer caricatura online!

Tecnologia

Xbox 720 – Lançamento, Preços, Fotos

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *