Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Ubuntu: sistema operacional gratuito

Ubuntu: sistema operacional gratuito

Por Andre

Quando se fala em sistema operacional, o primeiro nome que logo vem à mente é o do Windows, criado pela Microsoft e lançado comercialmente na primeira metade da década de 1990, estando hoje instalado em milhões de computadores de todo o mundo.

O Ubuntu é um dos sistemas operacionais gratuitos mais baixados (Foto: Divulgação)

Além do Windows, existem várias outras opções de sistemas operacionais, tanto pagas, com destaque para o Mac OS X, da Apple, quanto gratuitas, como o Linux, que vem sendo muito utilizado ultimamente, juntamente com o crescente número de adeptos dos softwares livres.

Outro sistema operacional gratuito que também se destaca é o Ubuntu, baseado no Linux, que pode ser usado em desktops, laptops e servidores, podendo ser baixado e compartilhado por quem quiser.

A primeira versão do Ubuntu foi lançada em 2004. Atualmente, ele já está na 17ª atualização (Foto: Divulgação)

A primeira versão do Ubuntu foi lançada em outubro de 2004, com a proposta de oferecer um sistema que pudesse ser usado sem dificuldades, independente do nível de conhecimento, da nacionalidade ou das limitações físicas que o usuário do computador venha a ter.

Confira a Versão de teste do Windows 8

Recursos do Ubuntu 12.10

Uma das novidades do Ubuntu 12.10 é a volta do player Rhythmbox (Foto: Divulgação)

Desenvolvido pela Canonical LTD (Fundação Ubuntu), o sistema operacional gratuito está atualmente em sua 17ª versão, o Ubuntu 12.10, também conhecida pelo codinome Quantal Quetzal, que acaba de ser lançada, trazendo várias novidades e recursos, para melhorar a experiência de usar o computador e acessar a internet.

Entre os novos recursos do Ubuntu estão melhorias na visualização de fotos e vídeos e a integração com serviços online, que facilita a busca de documentos e arquivos, fazendo a pesquisa na própria máquina e nos serviços de armazenamento na nuvem ao mesmo tempo, além de realizar a busca em sites como Amazon, Ubuntu One Music e nas redes sociais.

O Ubuntu 12.10, também conhecido pelo codinome Quantal Quetzal, traz recursos e funções bastante interessantes (Foto: Divulgação)

Outras novidades são a possibilidade de criação de ícones para os sites mais utilizados, o que permite um acesso mais rápido a eles; a ferramenta “Privacy”, que evita o armazenamento das informações referentes ao que foi usado no computador; o carregamento mais rápido da central de aplicativos; e a volta do Rhythmbox, como o player padrão do sistema.

Já a suíte de aplicativos LibreOffice, similar ao pacote Microsoft Office, que conta com editores de texto, planilha, desenho, apresentação e banco de dados, foi atualizada para a versão 3.5.2.

Saiba mais: Experimente o Ubuntu sem precisar instalar nada

Baixar Ubuntu 12.10 – Quantal Quetzal

A nova versão do Ubuntu já está disponível para download gratuito (Foto: Divulgação)

O sistema operacional gratuito Ubuntu 12.10 em português pode ser baixado no site www.ubuntu-br.org. Para instalá-lo, é preciso ter pelo menos 5 GB de espaço livre no disco rígido, memória RAM mínima de 512 MB e processador de 700 MHz no computador.

Recomendado para você
Tecnologia

Aplicativos para ajudar nas compras do supermercado

Tecnologia

Itelefônica Webmail

Tecnologia

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *