Experimente o Ubuntu sem precisar instalar nada

Nem todos os sistemas operacionais de qualidade são pagos, como o Windows e a família Mac. Além desses, há um nome bastante famoso, por…

Nem todos os sistemas operacionais de qualidade são pagos, como o Windows e a família Mac. Além desses, há um nome bastante famoso, por apostar no código aberto e na distribuição livre: o Ubuntu.

Trata-se de uma das distribuições Linux mais famosas de todos os tempos, que esbanja recursos modernos e uma interface bastante “amigável”. Ele é em português e, ao contrário dos demais sistemas, nem precisa ser instalado na máquina para ser testado.

O que o Ubuntu tem?

Esqueça aquela imagem preconceituosa, de que todo usuário de sistemas operacionais livres precisam saber linhas de comando. Em suas versões recentes, o Ubuntu pode perfeitamente ser operado através do mouse.

O sistema conta com múltiplas áreas de trabalho, que multiplicam o seu desktop por quatro. No lugar de uma barra inferior de tarefas, o Ubuntu conta com um dock lateral, para os programas mais importantes. Toda movimentação de janela conta com belos efeitos de transição e o sistema oferece ainda uma loja própria de aplicativos, quase todos gratuitos. Todas as janelas do Ubuntu são traduzidas  para o português.

Como testar o Ubuntu?

Primeiramente, baixe o arquivo de imagem do Ubuntu em sua versão mais recente:

Feito isso, você precisa gravar o arquivo de imagem em um CD ou criar um pendrive bootável, com o arquivo que você baixou. Para gravar um disco, recomendamos que você utilize o programa ImgBurn:

Insira o disco gravado em seu computador e reinicie o sistema. Após algum tempo, aparecerá uma tela com duas opções principais: uma solicitando que você teste o sistema direto do CD e outra para que você proceda com a sua instalação.

Clique na primeira delas para testar o Ubuntu, sem fazer qualquer alteração em seu computador. Na mesma tela, você pode escolher o idioma do processo, lembrando que o português,  está entre as opções.

Agora que você já conhece um pouco do programa, é só usá-lo e aproveitar suas funções.

Top