Menu

Criança

Atualizado em 4 de setembro de 2012, às 11:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Traumas na infância aumentam propensão à dependência de drogas

A infância traumática aumenta as chances de um comportamento impulsivo, o que favorece a dependência química na vida adulta.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, revelou que os traumas na infância aumentam a proporção para dependência de drogas. Isto acontece porque as crianças crescem e adquirem traços de personalidade que levam a este comportamento, como impulsividade ou compulsão. Os resultados do estudo foram divulgados no periódico American Journal Psychiatry na última sexta-feira (31).

510490 Traumas na infância aumentam propensão a dependência de drogas 1 Traumas na infância aumentam propensão à dependência de drogasQuem vive uma infância traumática tem mais chances de se envolver com drogas. (Foto:Divulgação)

Crianças violentadas possuem mais chances de envolvimento com drogas

Para chegar à conclusão de que uma infância traumática pode levar a dependência de drogas na adolescência ou vida adulta, os pesquisadores avaliaram 50 pessoas, dependentes de cocaína, que foram comparadas aos seus irmãos biológicos sem envolvimento com narcóticos.

Os participantes do estudo britânico passaram por testes, que analisaram a personalidade de cada um e as vivências traumáticas da infância, como abusos físicos, emocionais e sexuais.

Depois de realizar as análises, os autores do trabalho conseguiram estabelecer uma relação entre os traumas na infância com o vício em drogas. Embora os irmãos não tenham apresentado envolvimento com substâncias narcóticas, eles também possuíam a característica comportamental resultante de uma infância traumática: a impulsividade. O sujeito impulsivo está mais propenso a usar drogas, mas de alguma maneira ele pode adquirir uma resistência para não ceder ao vício.

Saiba mais: Denúncias de violência contra menores cresce 71% no país

510490 Traumas na infância aumentam propensão a dependência de drogas 2 Traumas na infância aumentam propensão à dependência de drogasA pesquisa avaliou 50 dependentes químicos e seus irmãos biológicos. (Foto:Divulgação)

Segundo Karen Ersche, coordenadora da pesquisa, os resultados do estudo confirmam o impacto que a violência sofrida na infância pode ter na vida adulta. Ela acredita que a impulsividade desenvolvida pela criança violentada pode levar ao uso de drogas, mas não pode ser considerada uma desculpa para o abuso de substâncias ilícitas.

Com a revelação de que a violência na infância motiva à ingestão de drogas ao longo da vida, novas abordagens terapêuticas poderão ajudar no combate a dependência química.

As consequências do abuso na infância

Todos os tipos de violência podem tornar a infância de uma criança traumática, como as agressões verbais, os maus tratos físicos, as brigas excessivas entre os pais, negligência afetiva, abandono, as cobranças exageradas e os abusos sexuais. Diante das ações de violência, os traumas não se manifestam apenas durante a infância, mas geram consequências para a saúde física e mental a longo prazo.

510490 Traumas na infância aumentam propensão a dependência de drogas Traumas na infância aumentam propensão à dependência de drogasCriança que vivencia traumas cresce com sérios prejuízos emocionais. (Foto:Divulgação)

Além da possibilidade de se tornar uma vítima da dependência química, a criança cresce enfrentando profundos prejuízos emocionais. Por causa dos seus traumas, ela pode apresentar dificuldades de socialização e de autoaceitação, além disso pode manifestar ansiedade, depressão e agressividade.

Veja também: Abuso infantil: como evitar