Saladas para crianças, dicas para preparar

Grande parte dos pais enfrentam dificuldades na hora de convencer os filhos a comerem frutas e verduras. Isso acaba virando um problema na hora…

Grande parte dos pais enfrentam dificuldades na hora de convencer os filhos a comerem frutas e verduras. Isso acaba virando um problema na hora das refeições, se tornando quase um momento de tortura para os pais e crianças. Porém, as saladas podem ser inseridas na alimentação dos pequenos aos poucos. Pensando nisso, selecionamos dicas para preparar saladas para crianças.

Faça pratos de saladas nutritivos e saborosos. (Foto: divulgação)

Importância das saladas para crianças

As vitaminas e minerais são nutrientes encontrados em verduras, legumes e frutas e apresentam diversas funções na infância, como:

  • Favorecem para o crescimento e desenvolvimento;
  • Fortalecem o sistema imunológico;
  • Participam do funcionamento cerebral;
  • Auxiliam nas funções cognitivas;
  • Previnem problemas como anemia;
  • Auxiliam no equilíbrio do apetite.

As saladas são excelentes fontes de fibras, prevenindo a prisão de ventre e controlando a absorção de colesterol, carboidratos e gorduras, e por isso previnem a obesidade. Durante os primeiros anos de vida, as verduras e legumes devem ser inseridos na forma integral, já que nesse período se inicia o processo de percepção e adesão dos alimentos.

Aposte em saladas coloridas. (Foto: divulgação)

Veja também receitas de saladas deliciosas 

Dicas para preparar as saladas para crianças

1. Salada decorada: o ideal é preparar uma salada colorida e alegre. Monte com folhas de alface e agrião como grama, ovos de codorna para cogumelos e tomates cortados como cobertura. As manchas brancas podem ser feitas de creem cheese, requeijão ou maionese. As cenouras devem ser cortadas em forma de borboleta.

2. Prato futebol: faça um quadrado no prato com purê. Coloque ervilhas em cima e nas laterais coloque carne moída. Corte claras de ovo e coloque sobre as ervilhas criando uma linha de campo. A criançada vai gostar desse prato simples, gostoso e nutritivo.

Leia Também:  Mitos e verdade sobre mamoplastia redutora

3. Salada de salsinha com vinagrete de cebolinha: corte ao meio o pimentão, retire as sementes e corte em cubinhos. Adicione batatas cortadas e cortes em cubinhos. Corte as salsichas em rodas finas. Coloque queijo, creme de leite, tempere com sal, açúcar, pimenta e páprica. Fica muito colorido e agradável.

4. Salada colorida:coloque alface roxa, rabanete, cenoura, alho poró, pepino japonês, pimentão amarelo, tomate uva, gergelim preto, uva roxa e fatias de pão de forma sem casca. Essa salada fica muito colorida e agradável para as crianças.

Os desenhos funcionam como atrativos para as crianças. (Foto: divulgação)

Veja também receitas de saladas nutritivas 

As saladas são muito nutritivas e proporcionam muitos benefícios para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Aposte em saladas coloridas, pois são agradáveis aos olhos e com isso favorecem para que as crianças adotem o consumo. As dicas citadas acima são excelentes opções de escolha.

 

Top