Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Transferir multa para outro motorista, como fazer

Com as mudanças, que entraram em vigor em julho, motorista e infrator terão que reconhecer firma em cartório para fazer a transferência.

Você sabe como transferir multa para outro motorista, como fazer? Muita gente tem dúvida sobre este procedimento, mesmo porque algumas mudanças neste sistema foram feitas em meados de 2012, exigindo o reconhecimento de firma para transferir a pontuação. Por conta disso, muita gente ainda tem dúvida de como fazer o procedimento e como funciona para seguir todo o protocólo de repasse desses pontos para outro condutor.

Transferir multa para outro motorista, como fazer  (Foto: Exame/Abril)

Transferir multa para outro motorista, como fazer (Foto: Exame/Abril)

Transferir multa para outro motorista, como fazer

Para transferir multa para outro motorista, como fazer é preciso primeiro avaliar qual o órgão te multou, seja em âmbito municipal, estadual ou federal, tudo é bem simples, mas vai exigir um pouco de paciência e tempo. E não é preciso mais reconhecimento de firma para fazer esse procedimento. Portanto, siga aqui os passos e não perca mais tempo, afinal há um tempo para que você possa fazer essa troca.

Leia mais informações sobre: Como fazer a Transferência de Veículos

Como fazer a transferência

Ao receber a notificação da multa, o condutor já deve perceber no mesmo papel a indicação do condutor. Assim, colocando os dados do verdadeiro motorista, o motorista indica quem sofreu a aplicação dela e agora vai arcar com os pontos.

Veja os documentos necessários para transferir pontos da CNH  (Foto: Exame/Abril)

Veja os documentos necessários para transferir pontos da CNH (Foto: Exame/Abril)

O procedimento então é preencher os dados que são pedidos na carta, separar a cópia dos documentos como CNH, cada estado possui informações no site do Detran sobre isso, aqui vocês podem verificar o de São Paulo. Feito isso, você pode enviar a carta ao Detran ou ao órgão responsável pela multa.

Caso não receba a notificação, mas soube da multa. Entre no site do órgão e procure pelo formulário formulário de declaração de indicação do condutor infrator e siga os mesmos passos. Em alguns casos, como no do Detran, é possível entregar tudo pessoalmente.

Transferir pontos de carteira: riscos

Siga os procedimentos para transferir os pontos da CNH  (Foto: Exame/Abril)

Siga os procedimentos para transferir os pontos da CNH (Foto: Exame/Abril)

O que muita gente não sabe é que transferir pontos da CNH para outra pessoa deve ser apenas usado em caso que a pessoa realmente seja o condutor, pois do contrário, é ilegal comercializar ou repassar esses pontos, como alerta o Detran do Paraná.

Posso cobrar para transferir pontos de carteira?

Não podem te cobrar a transferência de pontos e você também não pode comercializar esse sistema de repasse de pontos, pois é considerado crime e o infrator verdadeiro deve ser de fato autuado por erros.

Leia mais informações sobre: Passo a passo para a transferência de veículos

Quais casos posso transferir os pontos da carteira

Só deve receber os pontos quem realmente for o infrator  (Foto: Exame/Abril)

Só deve receber os pontos quem realmente for o infrator (Foto: Exame/Abril)

A transferência de pontos acontece quando você empresta seu carro, por exemplo, para uma pessoa e a mesma tomou alguma multa. No caso contrário, você que pegou o carro emprestado de outro condutor pode avisá-lo para que se adiantem e siga os procedimentos de transferência de pontos.

Quer mais dicas sobre CNH e procedimentos dos órgãos de trânsito? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!!!


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL