Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços> Como fazer a Transferência de Veículos

Como fazer a Transferência de Veículos

Por Redacao

A compra de veículos Okm e de carros usados é muito freqüente em todo Brasil e muitas pessoas não sabem a necessidade de se regulamentar a documentação do carro após a compra, pois senão ele ficará no nome do dono antigo e isso em lei gera multa após 30 dias. Por isso se você comprou um carro recentemente você deve saber Como fazer a Transferência de Veículos.

Como fazer a Transferência de Veículos 

Muita gente se pergunta: Como fazer a transferência de veículos particulares?

É simples, para fazer a transferência você deve ir ao órgão de trânsito da sua cidade e levar a documentação necessária para transferência de veículo. Mas geralmente essa transferência necessita de correrias e muitas vezes é bem mais fácil se contratar um despachante para que ele apenas te entregue tudo pronto. Isso facilita na correria do dia a dia e os custos não são tão diferentes.

Veja os documentos necessários para trasferência:

•  Documento de identificação pessoal (RG, CNH) – original e uma cópia simples;

•  Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original e uma cópia simples;

•  Comprovante de endereço – Proprietário do Veículo – original e uma cópia simples;

•  Certificado de Registro de Veículo (CRV) – original com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador;

•  Decalques do número do chassi e do motor – original;

•  Comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas ou encargos pendentes) – original;

•  Formulário Renavam – duas vias originais preenchidas;

•  Outros documentos adicionais solicitados em casos específicos.

Após ter reunido todos os documentos necessários, diga o passo a passo para realizar a trasferência do veículo:

  1. Compareça a uma unidade do Detran da sua cidade para verificar se há algum impedimento ao procedimento de transferência de propriedade do veículo;
  2. Pague as taxas e possíveis débitos De posse do Licenciamento (CRLV), dirija-se à agência bancária dos bancos conveniados para recolher a taxa referente ao novo Certificado de Registro do Veículo (CRV) e levantar os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório, multas e IPVA.
  3. Na unidade do Detran, verifique se há algum bloqueio ou impedimento no cadastro do veículo De posse do original e da cópia do comprovante de quitação de todos os débitos, solicite gratuitamente a pesquisa PTRE (Pesquisa Renavam).
  4. Retorne à Unidade de trânsito para a emissão do novo documento Reúna toda a documentação exigida, inclusive os decalques do chassi e motor, e apresente na mesma unidade de trânsito onde iniciou o procedimento, para solicitar a emissão do novo documento (Certificado de Registro do Veículo – CRV) em nome do novo proprietário.

Os preços variam de acordo com o pagamento do Licenciamento, pois caso o pagamento do licenciamento já tenha sido feito o valor da transferência é de em torno R$ 85,00 reais, caso contrário ele fica no valor de R$ 95.00 reais aproximadamente, mas isso vária de estado para estado. E se você tiver uma moto, você também poderá através do DETRAN ou do órgão de trânsito mais próximo de sua cidade fazer a transferência de motos e veículos.

A transferência de veículos em SP pode ser feita através dos órgãos de trânsito ou também através de despachantes que às vezes conseguem fazer o trabalho muito mais rápido. No site do DETRAN – SP http://www.detran.sp.gov.br/ você encontra várias informações sobre seu veículo e ainda poderá ver seu catálogo de multas e emitir os boletos de taxas de IPVA, Licenciamento entre outras funcionalidades. No site do DETRAN existe ainda a lista de todos os serviços disponíveis através do link  Detran SP.

Transferência do Veículo

Então providencia a transferência de automóveis no DETRAN e de seu carro para que possa transitar sem nenhum problema, mesmo porque, você pode até ser preso e seu carro apreendido caso não tenha a documentação em dia. Deixe sua opinião sobre a transferência de veículos e interaja conosco.

Recomendado para você
Serviços

Centrífuga de Roupas Arno Preços

Serviços

Nota Fiscal Paulista: Cadastro e Consulta

Serviços

Portal do servidor rs, contra cheque

Serviços

Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária

Comentários
  1. Augustinh Soares disse:

    Acho um absurdo o que este país está fazendo com as nossas leis,
    Os senhores politicos, (Deputados e Senadores) para faser nomes, estão pondo nosso ´país a CAOS,
    Porque um veículo, usado ter de buscar algo na conscecionária para liberar o mesmo, sobre chacis e motores, Um veículo com mais de 20 anos de uso não tem mais condições de estar com peças originais, e termos de buscar carta da concecionária para vende-lo.? porque sonhores voces não acha que é um absurdo.?
    Ao invés de combater com os criminosos que estão aí a solto, está fasendo as leis absurdas.

  2. MARCOS disse:

    Comprei um carro em 2008 e não fiz a transferencia em tempo hábil devido a um problema na documentação e pelo fato de não possuir ainda cnh, quero fazer a transferência agora, como devo proceder? Sendo que o dut já está no meu nome desde o ano da compra.

  3. Luciana disse:

    Gostaria de saber se posso transferir um veiculo velho p um novo, mas o meu nome está no spc e serasa , mas as documentaçoes estao em dia.

  4. Reginaldo lucera da silva disse:

    Olá amigo, sou de são paulo e gostaria de transferir a placa do meu carro de cidade, para jundiai, onde tenho alguns parentes, porém desta forma consigo fujir dessa inspeção veicular ambiental.

  5. Leonis Gonçalves de Araujo disse:

    comprei o carro do meu cunhado que faleceu como proceder para preenchimento e assinatura do recibo de compra e venda sendo que ficou a esposa e a filha de 15 anos do falecido não foi feito inventario pois não tinham bens .

  6. LOBO disse:

    LEONIS MEU FILHO . SE ELE NÃO ASSINOU O RECIBO SO dEUS PARA DAR JEITO ! AGORA VAI TER DE CONTAR COM A BOA FE DOSPARENTES E QUEM FICAR COM O VEICULO NO INVENTARIO TERA O PODER DEASSINA-LO , OU SE TIVER UM DOCUMENTO QUE COMPROVE QUE VÇ O COMPROU PODE ENTRAR COM ADVOGAGO REQUERENDO O DIREITO DE PROPRIEDADE.

  7. LOBO disse:

    AGUSTINI ! SE QUER UM CONSELHO LA VAI ! NAO SE EXTRESSE COM O GOVERNO NAO VALE A PENA !!!

    QUANTO A BUSCAR DOCUMENTO NA CONCESSIONARIA , DEPENDE DE QUE DOCUMENTO E ESTE . PRECISO DE MAIS INFORMAÇÕES .

    QUALQUER COISA TA AI MEU ORKUT!

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14078153843989837525&rl=t

  8. diogo souza disse:

    um amigo meu tem uma twister é quer passar para mim asumir as parselas como fasso para passar no meu nome

  9. Dário Campos De Vasconcelos disse:

    oi estou tentando providenciar a transferencia do documento da minha moto mais o dertan da minha cidade Ribeirão Pires não facilita para que possa providenciar os documentos necessarios nós cidadãos temos o direito de utilizar os órgãos publicos sem que haja a nessecidade de passar por impresas privadas como os despachantes. obrigado.

  10. angelita disse:

    quero informaçao de tranferencia de carro meu padrasto faleceu era casado com minha mae nao tem filhos menores o que eu faço para tranferir para minha mae

  11. Carlos Henrique Viana disse:

    olá acabei de comprar um corsa com placa carapicuíba
    finaciei em meu nome e quero trasferir pro nome da minha noiva que mora em osasco pois moro em sp e pra fugir da inspeção,como posso fazer isso e o custo disso tudo?obrigado

  12. michael disse:

    oi tudo bem gostaria de saber quanto e a taxa da transferencia de sao jose pra jacarei

  13. robson disse:

    bom dia gostaria de saber quanto que fica para transferir um carro usado com placa de são paulo para cajamar é para fugir dessa controlar que seria um absurdo que esse serviço esta sendo cobrado. E POR ISSO QUE MEU DOC ESTA ATRASADO EM 2011.POR CAUSA QUE NÃO ESTA PASSANDO NA CONTROLAR.

  14. rosane disse:

    tenho 20anos e comprei um carro posso colocar o documento em meu nome ou só depois de 21

  15. Francisco Junior disse:

    Pode sim, o importante é estar com dias com seus documentos!

  16. jailson disse:

    ola pessoal quero uma dica ai de voceis comprei um carro em são paulo mais eu moro em santa catarina quero deixa ele com a placa de são paulo como vou faso para comprova que moro aqui em são paulo
    pois quero deixar placa de são paulo em meu nome ok aguardo

  17. SERGIO disse:

    Bom dia
    Se vc mora em SC ,tera problemas em relação a multas e taxas pois irão para o endereço daqui , se vc for voltar tudo bem caso contrario é melhor transferir para o local onde mora até pq os tributos estaduais e municipais em SC devem ser menores do que a roubalheira de SP .

  18. jose manoel camara arajo disse:

    eu comprei um carro ano 97 financiado pelo bradesco e ja acabei de paga faz 2 meses agora quero saber qual procedimento para passa pro meu nome

  19. evaldo disse:

    bom dia como faço p tirar segunda via de guia de transferência de veiculo
    obrigado evaldo

  20. MTJac disse:

    Olá Elvado,

    Em breve vamos inserir esta informação.

    Att,

  21. bruno disse:

    quero tranfesrir uma moto mais a placa e da nova mais e da pequena poder ser tranferida…………

  22. MTJac disse:

    Olá Bruno,

    Seguindo as orientações que está no texto vai dar tudo certo.

    Att,

  23. clovis matos da silva disse:

    comprei um gol geraçao 5 ano 2009 para tranferir para meu nome me pedirao 280,00 reais gostaria de se nao esta abusivo moro en tres cachoeiras rio grande do sul

  24. MTJac disse:

    Olá Clovis,

    Entre em contato com o Detran para maiores informações.

    Att,

  25. Caroliny disse:

    Ola gostaria de saber se eu preciso ter o nome limpo pra transferir um veiculo para meu nome .. Agradesco desde de já …

  26. SAMUEL CARVALHO disse:

    Boa Tarde gente entao gostaria de saber se posso transferi minha moto pra meu nome com atrazo de 355:00 reias. + eu queri saber se mesmo devendo 355:00 eu posso transferi e depois da transferencia eu pagar. porque eu só quero paga depois da transferencia. ou como é q fuciona eu posso transferir pra meu nome devendo. abrac. muito grato espero resposta

  27. joao henrique disse:

    meu carro tem placa de sp e quero transferir para minas gerais, porem ele esta com o licenciamento e controlar vencidos. tem como eu tranferir ele sem pagar antes o licenciamento? Pois ele esta bloqueado porque o controlar esta vencido.

  28. neiva disse:

    boa noite ! comprei um veiculo e a primeira parcela do IPVA vence na sexta feira 18/01/2013 , gostaria de saber se p/ mim fazer a transferencia em meu nome , eu teria que pagar a primeira, ou sou obrigada a pagar as tres de um vez ,para poder fazer a transferencia . grato neiva .

  29. sarah disse:

    ola! comprei um carro ano 83 gostaria de saber se o valor da trasnferencia fica muito caro moro em cachoeiro de itapemirim ES.obrigado

  30. ROSE disse:

    sera que eu consigo transferir o veiculo antes de fazer a licencia,minha placa final 8..

  31. ricardo disse:

    moro em minas gerais estou comprando um carro no estado do rio de janeiro qual a documentação que tenho que providenciar

  32. Gilberto Rossi disse:

    Onde fica o nº motor do Ford Mustang 94/95 – 3.8 – V6?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *