Menu

Decoração

Atualizado em 27 de junho de 2012, às 20:49
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Toalha de mesa: como escolher, dicas

Ao vestir a mesa com uma toalha cuidadosamente escolhida, a refeição se torna mais especial e saborosa.
475318 Toalha de mesa como escolher dicas Toalha de mesa: como escolher, dicasA toalha de mesa deve ser bonita e resistente.

A toalha de mesa é um elemento fundamental, não só para fazer as refeições, mas também para decorar o ambiente. Na hora de escolher um modelo, vale a pena optar por um tecido bonito e de qualidade para cobrir com elegância a mesa de jantar.

Essencial para receber os amigos ou reunir a família em datas especiais, a toalha de mesa ajuda a criar um clima de intimidade para que todos possam colocar a conversa em dia. Quando bem escolhida, a peça torna o momento do jantar, do almoço ou do café da tarde mais aconchegante e demonstra o capricho do anfitrião para receber as suas visitas.

Além de enfeitar o ambiente, a toalha é responsável por proteger a mesa, evitando que o tampo de vidro, madeira ou outro material seja afetado por manchas de alimentos e bebidas.

Saiba mais:de- Modelos e Preços

Como escolher a toalha de mesa ideal?

475318 Toalha de mesa como escolher dicas 2 Toalha de mesa: como escolher, dicasNa dúvida, escolha uma toalha lisa e branca, pois ela combina com tudo.

• Em primeiro lugar, é necessário certificar-se de que o tamanho da toalha é apropriado para as medidas da mesa. Para que o efeito do tecido fique bonito na decoração, o caimento deve ter de 25cm a 30cm de cada lado. Normalmente uma toalha muito curta não deixa os convidados à vontade, enquanto uma peça que chega até o chão pode ser pisada e colocar a refeição em risco.

• A escolha da tolha para a decoração de um evento, por exemplo, deve levar em conta o tema da festa. Mas, se a intenção for comprar uma peça para usar no dia a dia, é recomendado escolher uma toalha lisa e branca, pois ela combina com qualquer ocasião. Caso a proposta seja deixar a mesa mais alegre, então vale a pena optar pelas estampas coloridas, como florais, poás, xadrez e listras.

• Se a toalha vai decorar a mesa de um evento mais formal e sofisticado, a melhor opção é adotar um material fino, como é o caso do algodão. Já se a peça é destinada ao uso diário em casa, ela pode ser confeccionada com um tecido mais resistente, como por exemplo, o poliéster.

Dicas para cuidar da toalha de mesa

475318 Toalha de mesa como escolher dicas 1 Toalha de mesa: como escolher, dicasPara evitar o surgimento de bolinhas, escolha uma toalha de tecido nobre.

• Evite a formação de bolinhas na toalha de mesa acertando na compra da peça. Lembre-se: quanto maior o tamanho do fio, menor a chance de aparecer os danos. Uma grande quantidade de fios por polegada também indica a nobreza do tecido e, consequentemente, a sua resistência para o surgimento das bolinhas.

• Lave a toalha de mesa separadamente, ou seja, não a misture com as demais peças de roupa.

• Para evitar marcas no tecido, estenda no varal sem usar prendedores.

• Passe a toalha de mesa sem fazer dobras e evite as marcas desagradáveis.

Veja também: Como arrumar uma mesa para um jantar a dois