Menu

Moda

Atualizado em 18 de novembro de 2012, às 7:56 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Terno de formatura: modelos, como escolher

A formatura é um evento importante, que exige o uso de roupas adequadas. Conheça os modelos de terno e como escolhê-los.

A formatura é um evento importante e, na maioria das vezes, bastante sofisticado. Muitos grupos de estudantes dão início aos preparativos da festa, com bastante antecedência. Isso é algo muito bom, pois permite que todos, formandos e convidados, tenham tempo para escolher seus trajes. No caso das mulheres, pode-se dizer que é comum o sentimento exagerado de desespero, devido à escolha dos vestidos, embora as opções para elas sejam quase infinitas. Já para os homens, o problema é bem menor. Mesmo assim, muitos deles ficam preocupados, pois não conhecem muito bem os detalhes dos trajes masculinos de festa. Por isso, iremos mostrar a você quais os modelos de ternos de formatura e como escolhê-los, corretamente.

540790 Terno de formatura modelos como escolher.1 Terno de formatura: modelos, como escolherExemplos de ternos para convidados de formatura (Foto: Divulgação)

Geralmente, as formaturas acontecem à noite. Quando a cerimônia é seguida de um jantar, então pode-se dizer que o evento exige roupas sofisticadas. Na maioria dos casos, o convite menciona qual o tipo de traje adequado aos homens e às mulheres. Quase sempre, recomenda-se o traje “social”, que também é conhecido como “passeio completo”. Em outros casos, pede-se o uso do traje “black tie”. Veja, abaixo, como são os tipos de ternos, de acordo com as roupas que o evento exige.

Modelos de ternos de formatura

540790 Terno de formatura modelos como escolher.2 Terno de formatura: modelos, como escolherA gravata deve combinar com a faixa, no traje Black Tie (Foto: Divulgação)

Quando a ocasião pede o traje “social”, os convidados devem usar terno, gravata e camisa. Em algumas cerimônias ainda mais elegantes, é exigido, também, o uso do colete, embaixo do terno. Já os formandos, quase sempre, usam o traje “black tie”, que é o smoking preto, com gravata borboleta. Os modelos de ternos de formatura, na realidade, não mudam muito. O que faz uma roupa masculina elegante são outros detalhes, como as cores do terno, dos sapatos, cinto e da gravata. Para o smoking, em vez do cinto, o homem usa uma faixa, na cintura, que deve ser da mesma cor da gravata borboleta. Já os convidados devem optar por gravatas que contenham cores parecidas com as do terno. De qualquer forma, para uma formatura, especialmente se ela acontecer à noite, é obrigatório usar ternos escuros.

Como escolher ternos de formatura

540790 Terno de formatura modelos como escolher.3 Terno de formatura: modelos, como escolherMais um exemplo de smoking, para formandos (Foto: Divulgação)

Ao escolher ternos de formatura, os homens devem estar atentos a alguns detalhes, para que estejam realmente elegantes. Primeiramente, deve-se optar por cores como o preto, azul escuro, cinza grafite ou ternos com riscas de giz bem finas, quase imperceptíveis. O comprimento das mangas do terno deve ir um pouco além dos pulsos, porém sem chegar à palma da mão. Para verificar o tamanho, deve-se experimentar a peça, movimentando os braços. Os ombros devem ficar confortáveis, porém alinhados. Geralmente, os ternos têm 3 botões. Se o homem for muito alto, pode-se optar pelos modelos com 4 botões. Além disso, é preciso estar atento ao comprimento do terno, que deve estar próximo à virilha.

Com estas dicas, os homens, certamente, estarão elegantes e confortáveis para aproveitar a festa de formatura.

Aprenda a escolher gravatas: Gravata: como escolher, dicas

Confira dicas de ternos para outros eventos: Dicas De Ternos Para Padrinhos De Casamento