Menu

Saúde

Atualizado em 13 de outubro de 2012, às 8:44 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tabela de alimentos ricos em Selênio

Os alimentos ricos em selênio são excelentes antioxidantes. Confira a tabela de alimentos ricos em selênio.

O selênio é um mineral muito importante que protege nosso sistema de defesas, mantendo nosso corpo protegido de várias doenças. Esse mineral tão precioso pode ser encontrado em alguns alimentos que devem ser aderidos na dieta. Saiba mais sobre os benefícios desse mineral para a saúde e confira os alimentos ricos em selênio.

526550 Aposte no consumo dos alimentos ricos em selênio e cuide da sua saúde. Foto divulgação Tabela de alimentos ricos em Selênio Aposte no consumo dos alimentos ricos em selênio e cuide da sua saúde. (Foto: divulgação)

Benefícios do selênio para a saúde

O selênio é um mineral rico em substâncias antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e previnem o surgimento de várias doenças crônicas. Além disso, o selênio atua prevenindo o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.

Quando a ingestão desse mineral é deficiente, a produção de substâncias pró-inflamatórias é maior, dessa forma o sistema imunológico fica mais fraco. O consumo de alimentos ricos em selênio melhora a imunidade, prevenindo gripes, infecções e viroses.

O consumo desse mineral tão precioso está relacionado também com o bom funcionamento da tireoide. Segundo pesquisas, a deficiência de selênio aumenta o risco do aparecimento de câncer de pulmão, ovários e intestino. Dessa forma, o consumo adequado de selênio auxilia na prevenção do câncer.

526550 526550 Existem vários alimentos ricos em selênio. Foto divulgação Tabela de alimentos ricos em Selênio Existem vários alimentos ricos em selênio. (Foto divulgação)

Veja também alimentos para aumentar a imunidade dicas 

Recomendações diárias da ingestão de selênio

O selênio melhora a eliminação de toxinas pelo fígado. Ajudando a eliminar também metais pesados como o mercúrio e cádmio, que se relacionam com o aparecimento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

Porém, é importante saber que o excesso de selênio pode ser prejudicial a saúde e pode causar toxicidade que se caracteriza pela fragilidade e perda de cabelos e unhas. Portanto, segundo a RDA, o consumo de selênio para adultos é de 55mcg para adultos.

Sinais e sintomas da deficiência de selênio

Quando a dieta é pobre e deficiente em selênio, os principais sinais e sintomas percebidos são:

  • Fraqueza muscular;
  • Fadiga;
  • Manchas brancas nas unhas;
  • Dores musculares;
  • Degeneração pancreática.

Tabela de alimentos ricos em selênio

  • Castanha do Pará- 400 microgramas;
  • 100 Gramas de farinha de trigo- 42 microgramas;
  • 1 pão Francês- 10 microgramas;
  • 100 gramas de frango- 7 microgramas;
  • 4 colheres de arroz- 5 microgramas;
  • 1 gema de ovo- 3,4 microgramas;
  • 100 gramas de carne bovina- 3 microgramas;
  • 2 colheres (sopa) feijão- 1, 5 microgramas;
  • 1 fatia média de queijo- 1,4 microgramas;
  • 1 clara de ovo- 1,5 microgramas.

    526550 As castanhas são alimentos ricos em selênio. Foto divulgação Tabela de alimentos ricos em Selênio As castanhas são alimentos ricos em selênio. (Foto: divulgação)

Veja também bexiga saudável consumo selênio

O selênio é um mineral indispensável para o bom funcionamento do organismo. Esse nutriente possui ação antioxidante e auxilia na prevenção de várias doenças. Ele pode ser encontrado em vários alimentos como ovo, feijão, farinha de trigo, clara de ovo e outros. Adote os alimentos ricos em selênio na dieta e tenha uma vida mais saudável.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.