O que fazer em casos de insolação

Ficar exposto ao sol por muito tempo sem a proteção de um filtro solar, chapéus e bonés pode gerar uma insolação. Esse mal pode…

Por Élida Santos em 18/02/2012

Para se previnir da insolação evite se expor ao sol em excesso (Foto: Divulgação)

Ficar exposto ao sol por muito tempo sem a proteção de um filtro solar, chapéus e bonés pode gerar uma insolação. Esse mal pode levar pessoas saudáveis a óbito. Em janeiro de 2012 um estudo publicado pelo periódico Nature Medicine, cientistas constataram que um medicamento pode evitar que casos de insolação em pessoas que tenham um organismo mais sensível, assim como a pele, resulte em morte.

Para alguns esse problema causado pelo excesso de calor solar é algo banal, que pode ser curado em casa sem grandes preocupações, porém, o mal é maior dependendo da proporção dessa exposição aos raios ultravioletas. Para identificar se uma pessoa está sofrendo de insolação verifique os sintomas. Se a pele estiver vermelha, em alguns casos com bolhas; a cabeça doer e estiver sofrendo de espasmos musculares e febre alta, certamente o motivo é a exposição aos raios solares.

Use sempre protetor solar (Foto: Divulgação)

Até esse estudo, o único meio de tratamento para esse problema era a ingestão de bastante água, banhos frios para baixar a temperatura do corpo e, em casos mais urgentes, a aplicação de soro na veia. Tudo para que a temperatura corporal volte ao normal.

Durante a pesquisa, a equipe do cientista Robert T. Dirksen, da Universidade de Rochester, localizada nos Estados Unidos da América (EUA), descobriu que a droga, denominada AICAR, protegeu os animais que eram geneticamente predispostos a sofrerem com a insolação. O líder do programa disse que esse estudo dá um passo importante em direção ao tratamento desse mal. O remédio também é eficiente para fortificar os músculos.

Previna-se, não fique no sol entre às 10h e 16h (Foto: Divulgação)

Até que todo o processo que envolve a liberação do composto químico para a venda seja concluído, o jeito é seguir as velhas receitas caseiras e se proteger do sol. Antes de sair de casa aplique o protetor solar. Quanto mais clara a pele, mais riscos os raios ultravioleta oferecem, por isso, opte por produtos com fator de proteção maior, acima de 30. O uso de chapéus e bonés também é necessário para uma maior proteção. Seja prudente, não se exponha ao astro rei entre às 10h e 16h (no horário de verão).

Top