Vinagre branco na limpeza: como usar

Nem só com produtos tóxicos se faz a limpeza da casa. As pessoas estão cada vez mais interessadas em colocar em prática os truques…

Nem só com produtos tóxicos se faz a limpeza da casa. As pessoas estão cada vez mais interessadas em colocar em prática os truques caseiros para eliminar a sujeira e os resíduos acumulados nos ambientes. Um produto que pode se tornar um grande aliado na hora de limpar é o vinagre.

O vinagre pode ser um aliado na limpeza da casa. (Foto: Divulgação)

Vinagre branco na limpeza: como usar

Mil e uma utilidades do vinagre

O vinagre não é apenas um produto usado para o preparo de saladas e outros alimentos. Ele tem desempenhado papel importante na limpeza da casa e substituído produtos como tira-manchas, desinfetante, água sanitária, entre outros itens que são muito mais caros no mercado.

Prático, barato e eficiente, o vinagre branco surpreende com os seus resultados. Ele apresenta várias utilidades na limpeza da casa, podendo ser usado para eliminar gorduras, desinfetar e acabar com os odores. O efeito milagroso do vinagre em determinadas tarefas domésticas se deve a um componente presente em sua fórmula chamado ácido acético.

O ácido acético tem efeitos milagrosos na hora de limpar a casa. (Foto:Divulgação)

O vinagre branco se revela mais eficaz do que as outras variações porque é neutro, ou seja, sua fórmula não recebe influência de corantes ou aromas frutais. Ele supera os produtos de limpeza pelo fato de ter uma composição menos agressiva e o preço mais acessível.

Você também vai gostar de ler: Dicas de limpeza para a casa

Dicas para usar vinagre na limpeza

1. Paredes
Para remover as marcas de sapatos e móveis na parede, basta aplicar uma solução de vinagre e água usando um pano macio. Em pouco tempo as manchas desaparecem.

2. Resíduos de animais
Para eliminar o odor da urina de cães e gatos, basta aplicar um pouco de vinagre com água morna.

3. Contra o mofo
O vinagre também pode ser um grande aliado contra o mofo, um tipo de fungo que causa mau cheiro e intensifica as crises respiratórias. Para fazer a limpeza do guarda-roupa com bolor, por exemplo, basta deixar uma bacia com vinagre branco puro dentro do móvel durante a noite toda.

O vinagre ajuda a limpar o vaso sanitário. (Foto: Divulgação)

4. Vaso Sanitário 
Despeje vinagre no vaso e deixe agir por meia hora para desinfetar. Depois, borrife bicarbonato de sódio numa escova e remova possíveis manchas. Por fim, dê descarga.

5. Para lavar louças
O uso do vinagre pode trazer bons resultados na hora de lavar os utensílios da cozinha, como panelas e copos. Para eliminar a sujeira impregnada em recipientes de alumínio, inox ou tefal, adicione água e misture com quatro colheres de vinagre, depois deixe ferver. Caso a intenção seja deixar os copos limpos e com brilho, é indicado mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre.

6. Fogão
Para limpar o fogão engordurado, basta aplicar o vinagre branco sobre a superfície suja e deixar a substância agir por 15 minutos. Em seguida, esfregue com esponja e sabão neutro.

Dicas para limpar a casa com vinagre

Para você que gosta de deixar toda sua casa limpa, as dicas de limpeza com vinagre podem servir para diferentes objetos. O Vinagre contém composição que ajuda na limpeza, deixando os objetos com o brilho de produto novo. Faça bom uso desse produto, você pode economizar muito usando o vinagre ao invés dos mais diversos produtos de limpeza que encontramos por aí.

Saiba mais: Pisos e azulejos – dicas para facilitar a limpeza

Veja abaixo ficas preciosas com Flávia Ferrari:

Top