Menu

Notícias

Atualizado em 30 de julho de 2012, às 15:58 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Sofá, como limpar e conservar

Confira alguma estratégias para remover manchas de estofados e aumentar a vida útil do seu móvel.
494714 482144 1332969911719 Sofá, como limpar e conservarNo trajeto de limpeza da casa, móveis como sofá e poltronas não podem ser esquecidos. (Foto Divulgação)

Não é somente móveis sem poeira, chão encerado e janelas brilhando e que se faz uma boa limpeza. No trajeto de limpeza da casa, móveis como sofá e poltronas não podem ser esquecidos. É aí que entra em cena o aspirador. Normalmente eles vêm com bocais específicos para higienização de sofás e cortinas, que facilita muito na hora da faxina.  O bocal para frestas é perfeito para limpar os vãozinhos do sofá e embaixo das almofadas. Além do aspirador, há alguma estratégias para remover manchas de estofados e aumentar a vida útil do seu móvel. Confira a baixo:

Veja mais: Dicas para cuidar dos móveis da varanda

Manchas de batom

Um bom truque para limpar as manchas de batom do sofá, é utilizar papel toalha de cozinha para sugar o excesso de batom, para depois limpar a marca com acetona embebida numa folha de papel limpo. Após usar a acetona sobre o local, esfregue delicadamente uma bucha, usando a parte macia, junto com um pouco de detergente neutro, até a marca ser removida por completo.

494714 como limpar sofá de tecido dicas de limpeza de estofados Sofá, como limpar e conservarO bocal para frestas do aspirador de pó é perfeito para limpar os vãozinhos do sofá e embaixo das almofadas. (Foto Divulgação)

Tinta de caneta

Mancha de caneta nos sofás é uma das mais complexas de limpar. Para removê-la só lançando mão do álcool e da glicerina. Num pote, misture duas colheres de álcool com uma colher de glicerina. Em seguida, use um papel toalha embebido em acetona para não deixar nenhuma sinal da sujeira. Esse procedimento funciona melhor em estofados de couro ecológico e, quando usado logo depois do móvel ter sido riscado pela caneta.

Confira: Limpeza das paredes e do teto: dicas

Manchas de óleo e gordura no tecido

Passe o papel toalha para limpar o excesso e, logo em seguida aplique talco de bebê na marca, deixando agir por alguns minutos. O talco age para absorver o óleo do tecido, facilitando a remoção da sujeira. Use uma escovinha de cerdas macias para limpar a mancha, e finalize com um pano em água morna.

494714 Faxina sem dor 2 Sofá, como limpar e conservarBraços de assentos, detalhes metálicos de sofás e poltronas igualmente necessitam de cuidado especial. (Foto Divulgação)

Limpar couro natural e ecológico

Para limpar couro utilize uma bucha de lavar louças com sabão de coco para limpar a mancha. O ideal é limpar todo o sinal de sabão e secar bem a região do estofado com um pano seco. Dica: Existem opções de produtos específicos para limpar couro, comercializados em lojas de decoração.

Veja ainda: Como evitar ácaros e mofo no inverno

Braços de assentos e detalhes metálicos de sofás e poltronas igualmente necessitam de cuidado especial. Nos acessórios metálicos, use cera automotiva, polindo com um pano seco. Nas cadeiras e sofás com rodízios, passe o aspirador para limpar as sujeiras que ficam dentro das rodinhas, impedindo seu mecanismo. E por fim, para limpar detalhes em madeira, utiliza qualquer tipo de cera para móveis.