Menu

Notícias

Atualizado em 3 de abril de 2012, às 17:27 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Sementes de girassol: benefícios para a saúde

As sementes de girassol podem ser colocadas na alimentação diária. Conheça mais sobre esse alimento e seus benefícios para a saúde.
421738 As semente possuem alto teor antioxidante combatente dos radicais livres. 1 Sementes de girassol: benefícios para a saúdeAs sementes de girassol possuem alto teor antioxidante

O girassol, ou flor do sol, é uma planta originária da América do Sul e apresenta grande utilidade para o homem. Quase todos seus derivados são aproveitados, desde as flores, para ornamentação, até as folhas, que possuem o poder de inibir o aparecimento de ervas daninhas.

A semente de girassol é popularmente conhecida devido a sua utilização para alimentação de aves em cativeiro, mas essa não é sua única importância. Atualmente esses grãos têm sido utilizados para a produção de biodiesel no Brasil, como alternativa para a produção de energia ecologicamente correta, além de trazer inúmeros benefícios para saúde.

Por ser extremamente rico em vitamina E, que é um poderoso antioxidante combatente dos radicais livres, o óleo extraído da semente de girassol auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e outras lesões celulares causadas por esses agentes nocivos. Entretanto, seus benefícios não param por aí. Conheça mais sobre esse poderoso alimento natural.

421738 As semente possuem alto teor antioxidante combatente dos radicais livres. Sementes de girassol: benefícios para a saúdeSão diversos os benefícios que a semente de girassol pode proporcionar.

Benefícios da semente de girassol

  • Vitamina E

A semente de girassol possui grande quantidade de vitamina E que auxilia no combate ao LDL (colesterol ruim), além de neutralizar os efeitos dos radicais livres. Essa substância também colabora de forma expressiva para a diminuição das ondas de calor em mulheres que estão passando pelo período da menopausa, e é considerado um poderoso anti-inflamatório natural, que auxilia o metabolismo celular e previne a liberação de mediadores que provocam lesão tecidual.

  • Magnésio

O magnésio é um mineral presente nas sementes de girassol que ajuda na descontração muscular dos vasos sanguíneos. Esse elemento auxilia na diminuição das crises de asma, na hipertensão arterial e evita dores de cabeça por enxaquecas. O consumo do magnésio é importante para conservar os ossos saudáveis, além de auxiliar na produção de energia. Recomenda-se ingerir ¼ de xícara de sementes de girassol, o que proporciona 31,9% do valor diário necessário de magnésio.

  • Selênio

O selênio é um mineral fundamental que ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo, pois possui função de prevenir o câncer e capacidade de reparar os danos no DNA, bloqueando a proliferação das células cancerosas.  Além disso, esse elemento faz parte do princípio ativo de muitas proteínas importantes ao nosso organismo e também ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer.

As enzimas antioxidantes presentes nas sementes auxiliam o fígado a eliminar uma grande variedade de moléculas tóxicas. É recomendável ingerir ¼ de copo de sementes de girassol diariamente, o que fornece 30,6% do valor importante para o organismo.

421738 DSCN1822 Sementes de girassol: benefícios para a saúdeCom a farinha da semente de girassol é possível fazer diversas receitas deliciosas.

Como dá para perceber, a semente de girassol traz diversos benefícios para nossa saúde. Experimente colocá-la em sua dieta para aproveitar todos esses benefícios. Lembre-se de que esse alimento pode ser consumido na forma de farinha ou misturado em saladas.