Menu

Decoração

Atualizado em 20 de maio de 2011, às 12:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saiba como organizar uma Horta de Temperos em Casa ou no Apartamento

Para quem gosta de cozinhar, ter à mão temperos variados e fresquinhos é sempre muito bem-vindo. Mesmo morando em uma casa espaçosa ou em um apartamento, existem vários tipos de plantas que podem ser cultivadas em vasos, canteiros, floreiras ou mesmo em garrafas pet. Algumas hortaliças que podem ser plantadas dessa maneira são:

Salsinha, também conhecida como salsa ou perrexil. Rica em vitamina A, B1, B2, C e D, esta planta originária da Europa alivia o mau-hálito e promove o enriquecimento da pele. Pode ser plantada em vasos, pois suas raízes de pouca profundidade não requerem muita terra para se fixar.

Cebolinha, que junto à salsinha fazem o par maior na cozinha brasileira, no chamado cheiro-verde, molho verde ou tempero verde. Essas duas ervas, utilizadas juntas ou separadamente, são  as preferidas pelos brasileiros, podendo ser consumidas cruas ou cozidas.

horta 300x132 Saiba como organizar uma Horta de Temperos em Casa ou no Apartamento

Tomilho, com seu odor forte e sabor acentuado, é ótimo para dar aquele gostinho especial a carnes e refogados.

Hortelã, ótima para chás, é também muito utilizada no tempero de carnes (na cozinha árabe se usa muito, principalmente nos quibes), picado em saladas ou mesmo em sucos.

Tomate, por ser uma planta de maior porte, deve ser plantado em um vaso com ao menos 40 cm de profundidade e colocado em um canto onde seja possível apoiá-lo com estacas.

Manjerona, ótima para um toque especial aos molhos de tomate, assim como o manjericão. A manjerona é planta pequena e cabe em qualquer vaso. O manjericão, por sua vez, é uma pequena arvorezinha.

Alecrim, muito ornamental e cheiroso é planta baixa mas não rasteira, necessitando de pouca profundidade de plantio.

Montar um horta no apartamento é possível, desde que o local escolhido pegue ao menos o sol da manhã (sempre preferível) ou do final de tarde.  Mudas podem ser adquiridas nas casas do ramo ou, se você preferir, pode plantar em sementes. Nesse último caso, não esqueça de verificar na embalagem a taxa de germinação e a data de validade.

Alguns métodos de plantio:

Usando garrafas pet , corte uma garrafa pet no sentido e ao redor de todo seu comprimento, não exatamente na metade, formando como se fosse um pequeno barco. Faça pequenos orifícios na parte que será a inferior (ao contrário do corte).

horta2 300x225 Saiba como organizar uma Horta de Temperos em Casa ou no Apartamento

Você pode pendurar na parede com a ajuda de suportes como os que se usam para calhas de telhados ou mesmo em penas prateleiras. Se houver espaço, até mesmo no chão. Com essa quantia de terra você pode plantar cebolinha (3 pés), salsinha (1 pé), manjerona (1 pé), tomilho (2 pés) ou hortelã (1 pé).

Em floreiras de bom tamanho (1 metro x 30 cm x 30 cm), você pode plantar 2 tomateiros, 1 pé de manjericão ou, se for usado para plantar pequenas ervas, como as acima, respeite um espaçamento mínimo de 20 cm entre as mudas.

horta3 300x218 Saiba como organizar uma Horta de Temperos em Casa ou no Apartamento

Vasos são perfeitos para alecrim, manjerona, hortelã e salsinha.

Regue ao menos uma vez por dia no verão (manhã e final da tarde) e uma vez ao dia no inverno, podendo ser a cada dois dias se a terra permanecer úmida.

Podem aparecer pragas infestando sua pequena horta. Para formigas, espalhe sementes de gergelim  em torno dos vasos. O gergelim é tóxico para o fungo que alimenta às formigas e uma vez que o gergelim seja carregado para dentro do formigueiro, esses fungos morrem e as formigas são obrigadas a abandonar o local. Para lagartas e outros insetos, água de tocos de cigarro, misturada comum pouco de álcool e sabão neutro dão conta do recado.