Menu

Decoração

Atualizado em 28 de fevereiro de 2012, às 19:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Revestimento de fachada residencial: como escolher, dicas

Confira dicas para construir uma fachada bonita para a casa e conheça algumas ideias para colocar em prática na hora de revestir.
401374 Revestimento de fachada residencial como escolher dicas 1 Revestimento de fachada residencial: como escolher, dicasA fachada funciona como uma verdadeira apresentação do seu lar

Na hora de construir ou reformar uma casa, é normal ficar em dúvida na hora de escolher a fachada mais adequada. Em primeiro lugar o proprietário precisa levar em conta a disponibilidade do seu orçamento e depois elaborar um projeto capaz de valorizar os traços arquitetônicos.

A fachada residencial de casa térrea ou sobrado é o elemento de apresentação de uma moradia. Ela desempenha papel importante na comunicação visual e pode seguir um determinado estilo que valorize a parte externa. Com características simples ou surpreendentes, a fachada representa uma alternativa para deixar o lar mais sofisticado e charmoso.

Dicas para uma boa fachada residencial

401374 Revestimento de fachada residencial como escolher dicas 2 Revestimento de fachada residencial: como escolher, dicasFachada residencial de uma casa contemporânea

Antes de montar um projeto, é importante ter em mente qual a proposta da fachada. Lembre-se da necessidade de defender um estilo, que pode ser moderno, rústico, clássico, entre outras possibilidades. Haverá sempre uma estética predominante, mas nada impede de fazer misturas de bom gosto.

Não basta apenas fazer da fachada uma apresentação triunfante da sua casa, ela também precisa garantir a segurança e privacidade dos moradores. Desta forma, recomenda-se trabalhar com materiais resistentes para fazer a estrutura e somente depois pensar no acabamento. Além do estilo arquitetônico, também é válido definir um projeto paisagístico e explorar os elementos naturais na fachada.

A combinação de materiais é uma ideia interessante, alternando as cores e texturas. Em alguns casos, a parte externa da casa exibe tons intensos na pintura, satisfazendo os anseios dos moradores e causando impacto na vizinhança.

Como escolher o revestimento da fachada?

401374 Revestimento de fachada residencial como escolher dicas Revestimento de fachada residencial: como escolher, dicasAs pedras naturais são marcantes na fachada desta casa

O revestimento é responsável por transformar o visual de uma fachada e deixar a casa mais apresentável. Confira algumas opções de materiais que podem ser usados na cobertura de muros e outras estruturas:

• Pedras naturais: são peças resistentes, duradouras e capazes de proporcionar um bonito acabamento rústico no exterior da casa. Disponíveis em diversos formatos e tamanhos, as peças normalmente apostam em um efeito irregular.

• Plantas trepadeiras: ao adotar o muro verde, a casa revela o comprometimento de explorar alguns elementos da natureza na fachada. O revestimento requer manutenção continua, mas o resultado é bem bonito.

• Madeira: o material é perfeito para construir uma fachada residencial ao mesmo tempo rústica e moderna. Os painéis de madeira podem ser instalados na superfície e até combinado a outros elementos, como jardim vertical e vidro.

• Pastilhas: estas peças pequenas estão sendo cada vez mais usadas na construção de fachadas. Pelo fato de possuir medidas compactas, as pastilhas acabam valorizando mais o estilo arquitetônico e colorindo o exterior da residência.

Aproveite as dicas para montar um projeto inovador na fachada da sua residência.