Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Rede WI-FI: Como melhorar o sinal

Rede WI-FI: Como melhorar o sinal

Com a rede Wi-Fi, o acesso à internet fica muito mais prático. Basta ligar o PC ou o notebook e conectar. Entretanto, muita gente ainda não migrou para este tipo de tecnologia por causa do sinal, que nem sempre é forte o suficiente para garantir uma conexão de qualidade.

Com a rede Wi-Fi, você pode acessar a internet com muito mais praticidade.

Mas saiba que existem truques que podem melhorar sua rede Wi-Fi. Às vezes, a origem do problema está no mal posicionamento do roteador e em coisas simples, que não exigem o trabalho de um técnico especialista para serem resolvidas. Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar a qualidade do sinal da internet. É só conferir e colocar em prática.

Saiba como melhorar o sinal wireless do notebook.

Identificando o problema

Em alguns casos, basta mudar o roteador de lugar para melhorar a qualidade do sinal.

Como já foi dito, em muitos casos a queda de sinal ou a lentidão da conexão wireless é provocada por um mal posicionamento do roteador. O ideal é que ele seja instalado em lugares centrais da casa, de modo a atingir todos os cômodos. Além disso, o aparelho deve ficar em altura elevada, afastado das paredes e de objetos metálicos extremamente densos.

Para identificar o problema, teste o estado do sinal com outros equipamentos como celulares, tablets e smartphones. Caso a internet funcione, o defeito pode estar no computador. Neste caso, você deve verificar se o seu PC está numa altura elevada (usar o notebook no chão, por exemplo, diminui a qualidade do sinal), se a placa de recepção Wi-Fi é de boa qualidade e se os drives de todos os dispositivos estão atualizados.

Veja também: Roteador wireless mais barato, onde comprar.

Como melhorar o sinal

A queda no sinal também pode ser provocada por problemas no PC.

Se o problema for o roteador, a recomendação é adotar algumas medidas, como atualizar o firmware. Às vezes, uma simples atualização do software do seu aparelho já é suficiente para restabelecer a conexão. Para fazê-la, basta acessar o site do fabricante e procurar as atualizações disponíveis para o modelo que você possui.

Outra dica é trocar a antena por peças com mais potência. Antenas com maior dBi (unidade que corresponde ao ganho de energia obtido nos planos vertical e horizontal) têm um alcance melhor, de modo que o sinal fica menos sujeito a interferências. Geralmente, os roteadores vêm com antenas de 2 ou 3 dBi. Você pode trocá-las por antenas de até 12 dBi, que custam em média R$100. Entretanto, não se esqueça de verificar se o seu roteador permite este tipo de mudança.

Também existem alguns truques para que você possa melhorar a intensidade da rede Wi-Fi. Você pode usar uma lata de refrigerante, por exemplo, para criar uma espécie de antena e colocar em cima do roteador. Isso ajuda a direcionar o sinal para o local que você quer como receptador do Wi-Fi.

Recomendado para você
Tecnologia

Badoo Como Funciona?

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Como recuperar uma conta do Facebook

Tecnologia

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *