Menu

Tecnologia

Atualizado em 13 de agosto de 2012, às 7:35 por Paulo Lima ()
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Rede WI-FI: Como melhorar o sinal

Colocar o roteador numa boa posição e manter os dispositivos do PC sempre atualizados são algumas orientações que podem ajudá-lo a melhorar a qualidade de sua rede Wi-Fi.

Com a rede Wi-Fi, o acesso à internet fica muito mais prático. Basta ligar o PC ou o notebook e conectar. Entretanto, muita gente ainda não migrou para este tipo de tecnologia por causa do sinal, que nem sempre é forte o suficiente para garantir uma conexão de qualidade.

500653 Rede Wi Fi – como melhorar o sinal Rede WI FI: Como melhorar o sinalCom a rede Wi-Fi, você pode acessar a internet com muito mais praticidade.

Mas saiba que existem truques que podem melhorar sua rede Wi-Fi. Às vezes, a origem do problema está no mal posicionamento do roteador e em coisas simples, que não exigem o trabalho de um técnico especialista para serem resolvidas. Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar a qualidade do sinal da internet. É só conferir e colocar em prática.

Saiba como melhorar o sinal wireless do notebook.

Identificando o problema

500653 Rede Wi Fi – como melhorar o sinal1 Rede WI FI: Como melhorar o sinalEm alguns casos, basta mudar o roteador de lugar para melhorar a qualidade do sinal.

Como já foi dito, em muitos casos a queda de sinal ou a lentidão da conexão wireless é provocada por um mal posicionamento do roteador. O ideal é que ele seja instalado em lugares centrais da casa, de modo a atingir todos os cômodos. Além disso, o aparelho deve ficar em altura elevada, afastado das paredes e de objetos metálicos extremamente densos.

Para identificar o problema, teste o estado do sinal com outros equipamentos como celulares, tablets e smartphones. Caso a internet funcione, o defeito pode estar no computador. Neste caso, você deve verificar se o seu PC está numa altura elevada (usar o notebook no chão, por exemplo, diminui a qualidade do sinal), se a placa de recepção Wi-Fi é de boa qualidade e se os drives de todos os dispositivos estão atualizados.

Veja também: Roteador wireless mais barato, onde comprar.

Como melhorar o sinal

500653 Rede Wi Fi – como melhorar o sinal2 Rede WI FI: Como melhorar o sinalA queda no sinal também pode ser provocada por problemas no PC.

Se o problema for o roteador, a recomendação é adotar algumas medidas, como atualizar o firmware. Às vezes, uma simples atualização do software do seu aparelho já é suficiente para restabelecer a conexão. Para fazê-la, basta acessar o site do fabricante e procurar as atualizações disponíveis para o modelo que você possui.

Outra dica é trocar a antena por peças com mais potência. Antenas com maior dBi (unidade que corresponde ao ganho de energia obtido nos planos vertical e horizontal) têm um alcance melhor, de modo que o sinal fica menos sujeito a interferências. Geralmente, os roteadores vêm com antenas de 2 ou 3 dBi. Você pode trocá-las por antenas de até 12 dBi, que custam em média R$100. Entretanto, não se esqueça de verificar se o seu roteador permite este tipo de mudança.

Também existem alguns truques para que você possa melhorar a intensidade da rede Wi-Fi. Você pode usar uma lata de refrigerante, por exemplo, para criar uma espécie de antena e colocar em cima do roteador. Isso ajuda a direcionar o sinal para o local que você quer como receptador do Wi-Fi.