Beleza

Reações alérgicas da progressiva

Muitas mulheres possuem o desejo de terem o cabelo liso

Muitas mulheres, devido ao imenso desejo de terem o cabelo liso, recorrem a procedimentos alisadores, como a escova progressiva, porém, sem que possam adivinhar, algumas delas poderão apresentar reações alérgicas ao componente alisador do produto. Para conhecer alguns sinais e sintomas das alergias provocadas pela escova progressiva, separamos algumas informações a respeito do assunto.

Veja também: Danos causados pela escova progressiva.

Conhecendo o processo de alisamento

Cada fio do nosso cabelo é dividido em três partes: a cutícula, o córtex e a medula, sendo que toda a estrutura é recoberta por uma proteína, a queratina. De maneira geral, as substâncias que possuem função de alisamento e, desse modo, estão presentes na escova progressiva, atuam sobre essa proteína de revestimento, promovendo a quebra da queratina e fazendo com que o cabelo fique liso.

Leia também: Mitos e verdades sobre a escova progressiva.

Lei anti-formol

São diversos os produtos existentes no mercado. No entanto, devido a seu preço, o formol é uma das substâncias mais utilizadas para conquistar o aspecto liso das madeixas. Porém, após ter sido relatado casos de intoxicação, por vezes fatal, o uso do formol foi questionado e abolido.

Queda de cabelo pode ser sinal de reação alérgica

Até mesmo uma lei foi criada, no intuito de controlar o uso dessa substância, onde foi estipulada a quantidade exata que pode ser utilizada nos produtos dos salões de beleza. A lei permite um alisamento que contenha uma concentração de até 0,2% de formol.

Quando suspeitar de reação alérgica ao produto?

Logo após realizar o procedimento de alisamento com escova progressiva é preciso que a pessoa fique atenta as possíveis manifestações que possam surgir. Entre elas, podemos citar:

  • Coceira no couro cabeludo;
  • Ardência tanto ocular, quanto no couro cabeludo;
  • Manchas avermelhadas no couro cabeludo;
  • Queda de cabelo em áreas específicas ou generalizada;
  • Falta de ar;
  • Inchaço no couro cabeludo;
  • Dermatite;
  • Rachaduras na pele;
  • Conjuntivite pós-escova progressiva;
  • Sinais de queimadura local;
  • Espirros;
  • Secreção nasal;
  • Tosse.
Procurar um profissional que utilize produtos licenciados pela ANVISA é indispensável

Apesar de muitas mulheres realizarem a escova progressiva para alisar os cabelos, algumas podem manifestar sinais e sintomas de alergias. Porém, após conhecer as principais manifestações clínicas, basta ficar atenta e, mediante o surgimento de qualquer alteração, procurar o atendimento médico o quanto antes. Vale lembrar que, para evitar piores consequências, basta procurar profissionais que utilizam produtos autorizados pela ANVISA. Sua saúde agradece a cautela!

Leia também: Escova progressiva aprovada pela ANVISA.

Recomendado para você

Serviços

Vivo 2 via de boleto: www.vivo.com.br

Serviços

Vivo On para Plano Controle

Celular

Planos Vivo para smartphones

Compras

Planos da Vivo para Iphone

Comentários

10 respostas para “Reações alérgicas da progressiva”

  1. edinalva disse:

    gostei muito do assunto abordado .com isso fica a dica para muitos profissionais.legal memso

  2. ANTONIA ALVES disse:

    APOS TER FEITO UMA ESCOVA PROGRESSIVA MEU CABELO TA CAINDO TA TERRIVEL ME AJUDEM POR FAVOR ME FALEM O QUE EU FASSO MEU EMAIL E [email protected] . COM .BR

  3. fernanda disse:

    Já estava um pouquinho gripada, e fui até um salão para fazer uma selagem,chegando la acabei fazendo uma progressiva.Não vi prepararem o produto,sei que fiz,tenho enxaqueca todos os dias normalmente e com o passar dos dias, fui gripando,tossindo e as dores na cabeça aumentaram.Fui ao médico ele receitou antialérgicos,tomei dexametasona venal,fiz nebulização e fui para casa.Tomando o medicamento fiquei mais uns dias sem ir ao médico.Sei que em menos de um mês fui ao hospital pela terceira vez, passando muito mal,e a garganta doendo,sufocação,minha voz sumiu,e tossindo muito mais que antes.Não tive reações no coro cabeludo porém esse processo alérgico que está sendo muito difícil de controlar.Por último o médico passou antibiótico e mais 3 antialérgicos,nebulização.Estou muito ruim não sei o que fazer,me ajudem por favor!

  4. Francisco Junior disse:

    Alexsandra em alguns dias estaremos publicando uma nova matéria explicando duvidas como essa, portanto acompanhe o MT, leia mais nossos artigos e fique por dentro. Se preferir receber em seu e-mail a matéria, assine o Mundo das Tribos, acesse http://www.mundodastribos.com no campo cadastre seu e-mail. Obrigado.

  5. alexsandra aparecida pereira pompeo disse:

    estou fazendo faculdade de estetica e tenho um trabalho para fazer sobre produtos capilares ultilizados em saloes de beleza e quais os procedimentos realizados para previnir reaçoes adversas como alergicas e intoxicaçoes. qual foi a conduta ultilizada em cada caso.
    gostaria muito da ajuda de vcs

  6. alexsandra aparecida pereira pompeo disse:

    estou fazendo faculdade de estetica e tenho um trabalho para fazer sobre produtos capilares ultilizados em saloes de beleza e quais os procedimentos realizados para previnir reaçoes adversas como alergicas e intoxicaçoes. qual foi a conduta ultilizada em cada caso.

  7. ana paula gonçalves alves de souza disse:

    Ola! Meu nome é Ana Paula.Fiz uma esco va preogressiva na sexta-feira dia 25/01.e nesta manhã de domingo do dia 27/01 percebi meu rosto muitissimo inchado.fui ao pronto socorro,eo medico me disse que o inchasso é reação da progressiva,me receitou um remedio.só que voltar para casa o inchasso piorou e muito. uq eu faço agora!???
    por favor respondam meu e-mail,estou muito assustada!

  8. neide aparecida samoura disse:

    eu fiz uma progressivaa dois dias e estou com o couro cabeludo todo ferido ecom muita coçeira senti muita dor no rosto e agora meu rosto esta enchando não aguento ficar com o cabelo seco porque as ferida do meu couro ficasaindo uma agua da ferida esta dificil

  9. MTJac disse:

    Olá Eliana, logo após realizar o procedimento de alisamento com escova progressiva é preciso que a pessoa fique atenta as possíveis manifestações que possam surgir. Entre elas, podemos citar:

    Coceira no couro cabeludo;
    Ardência tanto ocular, quanto no couro cabeludo;
    Manchas avermelhadas no couro cabeludo;
    Queda de cabelo em áreas específicas ou generalizada;
    Falta de ar;
    Inchaço no couro cabeludo;
    Dermatite;
    Rachaduras na pele;
    Conjuntivite pós-escova progressiva;
    Sinais de queimadura local;
    Espirros;
    Secreção nasal;
    Tosse.

  10. ELIANA DA SILVA disse:

    quanto tempo depois de ter feito uma escova progressiva com formol,pode-se ainda ter reação alérgica no couro cabeludo,dizem que a reação é na hora,verdade ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *