Você está em: MundoDasTribos > Mulher > Beleza > Reações alérgicas da progressiva

Reações alérgicas da progressiva

Muitas mulheres possuem o desejo de terem o cabelo liso

Muitas mulheres, devido ao imenso desejo de terem o cabelo liso, recorrem a procedimentos alisadores, como a escova progressiva, porém, sem que possam adivinhar, algumas delas poderão apresentar reações alérgicas ao componente alisador do produto. Para conhecer alguns sinais e sintomas das alergias provocadas pela escova progressiva, separamos algumas informações a respeito do assunto.

Veja também: Danos causados pela escova progressiva.

Conhecendo o processo de alisamento

Cada fio do nosso cabelo é dividido em três partes: a cutícula, o córtex e a medula, sendo que toda a estrutura é recoberta por uma proteína, a queratina. De maneira geral, as substâncias que possuem função de alisamento e, desse modo, estão presentes na escova progressiva, atuam sobre essa proteína de revestimento, promovendo a quebra da queratina e fazendo com que o cabelo fique liso.

Leia também: Mitos e verdades sobre a escova progressiva.

Lei anti-formol

São diversos os produtos existentes no mercado. No entanto, devido a seu preço, o formol é uma das substâncias mais utilizadas para conquistar o aspecto liso das madeixas. Porém, após ter sido relatado casos de intoxicação, por vezes fatal, o uso do formol foi questionado e abolido.

Queda de cabelo pode ser sinal de reação alérgica

Até mesmo uma lei foi criada, no intuito de controlar o uso dessa substância, onde foi estipulada a quantidade exata que pode ser utilizada nos produtos dos salões de beleza. A lei permite um alisamento que contenha uma concentração de até 0,2% de formol.

Quando suspeitar de reação alérgica ao produto?

Logo após realizar o procedimento de alisamento com escova progressiva é preciso que a pessoa fique atenta as possíveis manifestações que possam surgir. Entre elas, podemos citar:

  • Coceira no couro cabeludo;
  • Ardência tanto ocular, quanto no couro cabeludo;
  • Manchas avermelhadas no couro cabeludo;
  • Queda de cabelo em áreas específicas ou generalizada;
  • Falta de ar;
  • Inchaço no couro cabeludo;
  • Dermatite;
  • Rachaduras na pele;
  • Conjuntivite pós-escova progressiva;
  • Sinais de queimadura local;
  • Espirros;
  • Secreção nasal;
  • Tosse.
Procurar um profissional que utilize produtos licenciados pela ANVISA é indispensável

Apesar de muitas mulheres realizarem a escova progressiva para alisar os cabelos, algumas podem manifestar sinais e sintomas de alergias. Porém, após conhecer as principais manifestações clínicas, basta ficar atenta e, mediante o surgimento de qualquer alteração, procurar o atendimento médico o quanto antes. Vale lembrar que, para evitar piores consequências, basta procurar profissionais que utilizam produtos autorizados pela ANVISA. Sua saúde agradece a cautela!

Leia também: Escova progressiva aprovada pela ANVISA.

Recomendado para você
Beleza

Receitas De Relaxamento Capilar Caseiro

Beleza

Como Secar Espinhas Rapidamente

Beleza

Como fazer penteados fáceis sozinha

Beleza

Implante capilar como funciona, preços e onde fazer

Comentários
  1. ELIANA DA SILVA disse:

    quanto tempo depois de ter feito uma escova progressiva com formol,pode-se ainda ter reação alérgica no couro cabeludo,dizem que a reação é na hora,verdade ?

  2. MTJac disse:

    Olá Eliana, logo após realizar o procedimento de alisamento com escova progressiva é preciso que a pessoa fique atenta as possíveis manifestações que possam surgir. Entre elas, podemos citar:

    Coceira no couro cabeludo;
    Ardência tanto ocular, quanto no couro cabeludo;
    Manchas avermelhadas no couro cabeludo;
    Queda de cabelo em áreas específicas ou generalizada;
    Falta de ar;
    Inchaço no couro cabeludo;
    Dermatite;
    Rachaduras na pele;
    Conjuntivite pós-escova progressiva;
    Sinais de queimadura local;
    Espirros;
    Secreção nasal;
    Tosse.

  3. neide aparecida samoura disse:

    eu fiz uma progressivaa dois dias e estou com o couro cabeludo todo ferido ecom muita coçeira senti muita dor no rosto e agora meu rosto esta enchando não aguento ficar com o cabelo seco porque as ferida do meu couro ficasaindo uma agua da ferida esta dificil

  4. ana paula gonçalves alves de souza disse:

    Ola! Meu nome é Ana Paula.Fiz uma esco va preogressiva na sexta-feira dia 25/01.e nesta manhã de domingo do dia 27/01 percebi meu rosto muitissimo inchado.fui ao pronto socorro,eo medico me disse que o inchasso é reação da progressiva,me receitou um remedio.só que voltar para casa o inchasso piorou e muito. uq eu faço agora!???
    por favor respondam meu e-mail,estou muito assustada!

  5. alexsandra aparecida pereira pompeo disse:

    estou fazendo faculdade de estetica e tenho um trabalho para fazer sobre produtos capilares ultilizados em saloes de beleza e quais os procedimentos realizados para previnir reaçoes adversas como alergicas e intoxicaçoes. qual foi a conduta ultilizada em cada caso.

  6. alexsandra aparecida pereira pompeo disse:

    estou fazendo faculdade de estetica e tenho um trabalho para fazer sobre produtos capilares ultilizados em saloes de beleza e quais os procedimentos realizados para previnir reaçoes adversas como alergicas e intoxicaçoes. qual foi a conduta ultilizada em cada caso.
    gostaria muito da ajuda de vcs

  7. Francisco Junior disse:

    Alexsandra em alguns dias estaremos publicando uma nova matéria explicando duvidas como essa, portanto acompanhe o MT, leia mais nossos artigos e fique por dentro. Se preferir receber em seu e-mail a matéria, assine o Mundo das Tribos, acesse http://www.mundodastribos.com no campo cadastre seu e-mail. Obrigado.

  8. fernanda disse:

    Já estava um pouquinho gripada, e fui até um salão para fazer uma selagem,chegando la acabei fazendo uma progressiva.Não vi prepararem o produto,sei que fiz,tenho enxaqueca todos os dias normalmente e com o passar dos dias, fui gripando,tossindo e as dores na cabeça aumentaram.Fui ao médico ele receitou antialérgicos,tomei dexametasona venal,fiz nebulização e fui para casa.Tomando o medicamento fiquei mais uns dias sem ir ao médico.Sei que em menos de um mês fui ao hospital pela terceira vez, passando muito mal,e a garganta doendo,sufocação,minha voz sumiu,e tossindo muito mais que antes.Não tive reações no coro cabeludo porém esse processo alérgico que está sendo muito difícil de controlar.Por último o médico passou antibiótico e mais 3 antialérgicos,nebulização.Estou muito ruim não sei o que fazer,me ajudem por favor!

  9. ANTONIA ALVES disse:

    APOS TER FEITO UMA ESCOVA PROGRESSIVA MEU CABELO TA CAINDO TA TERRIVEL ME AJUDEM POR FAVOR ME FALEM O QUE EU FASSO MEU EMAIL E ANTONIAALVES13@HOMAIL . COM .BR

  10. edinalva disse:

    gostei muito do assunto abordado .com isso fica a dica para muitos profissionais.legal memso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *