Menu

Tecnologia

Atualizado em 6 de fevereiro de 2012, às 20:15 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Ranking das maiores empresas de tecnologia do mundo

A Apple está pela primeira vez entre as 10 maiores empresas do mundo, mas a IBM é a melhor classificada no segmento de TI.
389643 apple iphone Ranking das maiores empresas de tecnologia do mundoPela primeira vez a Apple está entre as 10 maiores do mundo (Foto: Divulgação)

Segundo a Interbrand, as empresas de tecnologia estão dominando o ranking das maiores e mais valiosas companhias de todo o planeta. Das dez melhores classificadas no levantamento de 2011, sete são desse setor. Uma das marcas mais conhecidas do mundo, quando o assunto é tecnologia é a Apple, que no ano passado cresceu 58%, passando a valer no mercado US$ 33,49 bilhões, ficando entre as 10 maiores pela primeira vez em sua história. Em 2010 a empresa ocupou a 17ª colocação no levantamento.

De acordo com a pesquisa “A Apple é um ícone de uma grande marca encontrando grande tecnologia, para ‘entregar’ uma experiência única, o que torna seu salto gigante da 17ª para a 8ª posição pouco surpreendente. Os consumidores continuam a seguir seus lançamentos de produtos e rapidamente os integram a seu estilo de vida”, o que justifica a boa colocação da organização.

389643 microsoft3 Ranking das maiores empresas de tecnologia do mundoA Microsoft é a terceira maior do mundo, perdendo apenas para a Coca-Cola e IBM (Foto: Divulgação)

No ramo tecnológico, além da Apple, estão entre as 10 primeiras colocadas na pesquisa a IBM, que conquistou o segundo lugar; a Microsoft, que ficou na terceira colocação; já o Google, que é associado ao Facebook (criação de Mark Zuckerberg), que recentemente anunciou a comercialização de ações da rede social, ficou em quarto lugar, na quinta posição está a GE, na sétima a Intel e na décima a Hewlett-Packard. Completando o ranking aparece a Coca-Cola (1°), McDonald’s (6º) e Disney (9°).

TI lidera listagem de fusões

O setor de Tecnologia da Informação foi o que mais realizou operações de fusões no ano passado (2011). Pelo quarto ano seguido, de acordo com o levantamento da KPMG,  divulgado no último dia 30 de janeiro. Em 2011 foram realizadas 90 transações relacionando companhias desse segmento, o que refletiu um aumento de 5,5%  com relação a 2010.

Segundo a pesquisa, no último ano foram realizadas 45 transações no segmento de TI entre organizações de capital nacional. Outros 17 procedimentos incluíram empresas estrangeiras adquirindo nacionais, três brasileiras compraram estrangeiras no exterior, duas do Brasil compraram estrangeiras estabelecidas no país e 23 estrangeiras assumiram outra estrangeira localizada na nação.