Andre 02/05/2016 Tecnologia

Quando se tem apenas um computador em casa, que é utilizado por várias pessoas, fica difícil manter a privacidade dos seus arquivos, já que por mais que você tente escondê-los em meio a tantas pastas no disco rígido e peça aos outros usuários para não mexer neles, sempre tem alguém que adora bisbilhotar a vida alheia.

O My Lockbox oferece proteção para qualquer arquivo armazenado no seu PC (Foto: Divulgação)

Nesse caso, a melhor atitude a se tomar é criar uma espécie de cofre virtual para os seus arquivos, no qual você pode guardar tudo aquilo que não quer que outras pessoas vejam, como fotos, vídeos, textos, programas, jogos, e-mails, músicas e outros tipos de dados.

Para tanto, uma boa ajuda pode vir do My Lockbox, aplicativo que cria uma pasta segura no HD do computador, protegida por senha, na qual é possível armazenar e manter longe dos curiosos qualquer tipo de arquivo, com o acesso sendo liberado apenas para quem possuir o código.

Leia também: Como proteger imagens privadas

Como usar o My Lockbox

Basta criar uma senha forte e não se esquecer dela, para acessar novamente o conteúdo protegido (Foto: Divulgação)

Fazendo o download do My Lockbox, você pode proteger todas as informações que possui armazenadas no computador, evitando que outras pessoas tenham acesso a elas. E mesmo que elas tentem buscar pelos arquivos protegidos no sistema de busca do Windows, não conseguirão abrí-los.

Assim que o programa é instalado, o usuário já deve criar uma senha e uma dica para relembrá-la, caso a perca. Em seguida, será necessário criar uma pasta-padrão para o programa, na qual o conteúdo protegido ficará armazenado, lembrando que também é possível escolher alguma pasta já existente.

O programa também oculta a pasta no sistema, dificultando o acesso a ela (Foto: Divulgação)

Depois, com o software aberto, basta inserir todos os arquivos que você deseja proteger na pasta, arrastando-os ou recortando-os da pasta original e colando-os na pasta do My Lockbox. Para finalizar o procedimento de proteção, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa, na bandeja do sistema, e selecione “Lock and Quit”.

Após o fechamento do programa, a pasta-padrão do My Lockbox ficará oculta e só poderá ser visualizada e acessada abrindo novamente o software e digitando a senha cadastrada por você assim que ele foi instalado. Outros recursos do My Lockbox são a possibilidade de definir o nível de segurança para os arquivos e de adicionar skins para mudar o visual da interface.

Bloqueando o acesso aos seus dados: Secure Folder – download, baixar

Baixar My Lockbox

Para não se esquecer do código, você pode adicionar uma dica de senha (Foto: Divulgação)

Totalmente gratuito, o aplicativo possui compatibilidade com Windows XP, 2003, Vista, 7 e 8, nas versões de 32 ou 64 bits e tem menu em inglês. Para baixar o My Lockbox, acesse o site www.fspro.net/my-lockbox/.

Outros artigos

Saiba como trocar a pílula anticoncepcional

16/07/2020

Saiba como trocar a pílula anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais são um dos métodos contraceptivos mais populares. Também chamados de anticoncepcionais orais, são compostos por hormônios que impedem a ...

Recarga Online do Bilhete Único

05/03/2011

Recarga Online do Bilhete Único

A Recarga Online do Bilhete Único pode ser feita sem complicações e por qualquer usuário do serviço. Esse tipo de bilhete está disponível hoje em diferentes cida...

Vantagens de exercícios matinais

23/03/2015

Vantagens de exercícios matinais

Vantagens de exercícios matinais são muitos, por isso, vale a pena saber os principais deles para saber se isso pode te ajudar a ter uma vida mais saudável. Mas, se ...