Menu

Cursos

Atualizado em 12 de agosto de 2011, às 20:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Prova Brasil 2011 Resultados

245119 prova brasil 2011 resultados Prova Brasil 2011 Resultados

A Prova Brasil 2011 é um tipo de avaliação que serve para o Ministério da Educação avaliar o desempenho das escolas públicas de todo o país. A iniciativa tem servido de grande ajuda para inovar a proposta educacional, já que os resultados contribuem com a elaboração de novos projetos e possíveis melhorias no ensino.

Com a finalidade diagnóstica, a Prova Brasil possui um conteúdo capaz de testar os conhecimentos dos alunos da rede pública e através disso indicar a qualidade do ensino. Os exames aplicados são todos padronizados e o MEC ainda propõe a resolução de um questionário socioeconômico para que se conheça melhor o perfil do alunado.

A Prova Brasil 2011 Ideb seguirá o mesmo formato das edições anteriores, sendo aplicada na quarta e oitava (quinto e nono) ano do ensino fundamental e terceiro ano do médio. As questões buscam avaliar as competências de cada criança ou jovem em estágio de formação, cobrando principalmente conhecimentos sobre Língua Portuguesa e Matemática.

245119 prova brasil 2011 resultados 1 Prova Brasil 2011 Resultados

A resolução do questionário socioeconômico da Prova Brasil também é muito importante para as pesquisas do Inep/MEC, já que dessa forma fica mais fácil levantar dados de perfil profissional, demográficos e condições de trabalho. Os testes aplicados dependem do apoio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Assim que os resultados da avaliação são divulgados, o Ministério da Educação tem condições de desempenhar ações que aprimoram o ensino brasileiro e soluciona parte da desigualdade existente. A prova diagnostica aponta as necessidades dos alunos e com isso fica mais simples para o MEC estabelecer prioridades. O método de avaliação ainda se revela eficaz para verificar o desempenho de cada escola pública e serve de base para o trabalho das secretarias estaduais de educação.

A edição 2011 da Prova Brasil será aplicada em mais de 6,2 milhões de alunos entre os dias 7 e 18 de novembro em todos os estados brasileiros. Muitas novidades estão associadas à avaliação nesse ano, como a inclusão do SESI (Serviço Social da Indústria) e algumas cidades brasileiras que não possuem Ideb. O índice de desenvolvimento da educação básica com certeza será o responsável pela elaboração de grandes projetos e políticas educacionais.

245119 prova brasil 2011 resultados 2 Prova Brasil 2011 Resultados

Uma turma só poderá prestar o exame se tiver pelo menos 20 alunos matriculados na série avaliada. Já na nova situação que envolve o Sesi e instituições sem índice, a exigência é de que cada classe seja composta por no mínimo 10 estudantes. Estima-se que a Prova Brasil será aplicada em 70 mil escolas.

O caderno da Prova Brasil 2011 terá questões capazes de diagnosticar déficits no aprendizado da rede pública. Habilidades como leitura, interpretação, raciocínio lógico e cálculo serão avaliadas para que futuramente o MEC possa ter argumentos para suas alterações no sistema educacional.

Os resultados da Prova Brasil 2011 serão apresentados na forma de boletins, com informações sobre o número de alunos e as médias obtidas em Língua Portuguesa e Matemática. Aplicada a cada dois anos, a prova tem se mostrado determinante o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Os resultados são utilizados para os cálculos do Ideb do Brasil.

Com uma elaboração cuidadosa e aplicação destinada a todo território nacional, a Prova Brasil é formada por questões de grande abordagem elaboradas por educadores conscientes do sistema de ensino público. As escolas estão recebendo instruções sobre como lidar com as provas e reconhecem a base metódica que envolve a proposta. É importante ressaltar que a Prova Brasil não avalia o aluno individualmente, mas o grupo de estudantes.

Para mais informações acesse o portal da Prova Brasil.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.