Você está em: MundoDasTribos > Educação > Cursos > Prova Brasil 2011 Resultados

Prova Brasil 2011 Resultados

Por Isah

A Prova Brasil 2011 é um tipo de avaliação que serve para o Ministério da Educação avaliar o desempenho das escolas públicas de todo o país. A iniciativa tem servido de grande ajuda para inovar a proposta educacional, já que os resultados contribuem com a elaboração de novos projetos e possíveis melhorias no ensino.

Com a finalidade diagnóstica, a Prova Brasil possui um conteúdo capaz de testar os conhecimentos dos alunos da rede pública e através disso indicar a qualidade do ensino. Os exames aplicados são todos padronizados e o MEC ainda propõe a resolução de um questionário socioeconômico para que se conheça melhor o perfil do alunado.

A Prova Brasil 2011 Ideb seguirá o mesmo formato das edições anteriores, sendo aplicada na quarta e oitava (quinto e nono) ano do ensino fundamental e terceiro ano do médio. As questões buscam avaliar as competências de cada criança ou jovem em estágio de formação, cobrando principalmente conhecimentos sobre Língua Portuguesa e Matemática.

A resolução do questionário socioeconômico da Prova Brasil também é muito importante para as pesquisas do Inep/MEC, já que dessa forma fica mais fácil levantar dados de perfil profissional, demográficos e condições de trabalho. Os testes aplicados dependem do apoio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Assim que os resultados da avaliação são divulgados, o Ministério da Educação tem condições de desempenhar ações que aprimoram o ensino brasileiro e soluciona parte da desigualdade existente. A prova diagnostica aponta as necessidades dos alunos e com isso fica mais simples para o MEC estabelecer prioridades. O método de avaliação ainda se revela eficaz para verificar o desempenho de cada escola pública e serve de base para o trabalho das secretarias estaduais de educação.

A edição 2011 da Prova Brasil será aplicada em mais de 6,2 milhões de alunos entre os dias 7 e 18 de novembro em todos os estados brasileiros. Muitas novidades estão associadas à avaliação nesse ano, como a inclusão do SESI (Serviço Social da Indústria) e algumas cidades brasileiras que não possuem Ideb. O índice de desenvolvimento da educação básica com certeza será o responsável pela elaboração de grandes projetos e políticas educacionais.

Uma turma só poderá prestar o exame se tiver pelo menos 20 alunos matriculados na série avaliada. Já na nova situação que envolve o Sesi e instituições sem índice, a exigência é de que cada classe seja composta por no mínimo 10 estudantes. Estima-se que a Prova Brasil será aplicada em 70 mil escolas.

O caderno da Prova Brasil 2011 terá questões capazes de diagnosticar déficits no aprendizado da rede pública. Habilidades como leitura, interpretação, raciocínio lógico e cálculo serão avaliadas para que futuramente o MEC possa ter argumentos para suas alterações no sistema educacional.

Os resultados da Prova Brasil 2011 serão apresentados na forma de boletins, com informações sobre o número de alunos e as médias obtidas em Língua Portuguesa e Matemática. Aplicada a cada dois anos, a prova tem se mostrado determinante o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Os resultados são utilizados para os cálculos do Ideb do Brasil.

Com uma elaboração cuidadosa e aplicação destinada a todo território nacional, a Prova Brasil é formada por questões de grande abordagem elaboradas por educadores conscientes do sistema de ensino público. As escolas estão recebendo instruções sobre como lidar com as provas e reconhecem a base metódica que envolve a proposta. É importante ressaltar que a Prova Brasil não avalia o aluno individualmente, mas o grupo de estudantes.

Para mais informações acesse o portal da Prova Brasil.

Recomendado para você
Cursos

Site – freire.mec.gov.br Plataforma Freire MEC Inscrições

Cursos

Curso de Instalador de Ar Condicionado: Como aprender de verdade

Cursos

Unopar Colaborar

Cursos

Curso de Gramática Imparh: Saiba como se inscrever

Comentários
  1. cristina disse:

    gostaria de saber qual foi a nota da prova brasil de 2011 na escola municipal monteiro lobato de terra boa parana
    obg:) cristina

  2. luana mendes silva disse:

    essa parte e terive eu nao gostei

  3. Raimundo jose disse:

    ola queridos queria saber minhas notaws obtidas na prova de portugues e de matematica….

  4. juorandfjeufjdfffdff disse:

    aprova foi hotmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  5. Raynara dos santos trindade disse:

    Eu raynara Gostaria de saber o resultado da prova brasil de 2011 da escola:estadual professor dorval varela moura.. Cidade de manaus

  6. Rita de Cássia Carvalho Ferreira. disse:

    Gostaria de saber se vocês já possuem o resultado do Centro Integrado SESI/SENAI José Bento Nogueira Junqueira, de São Gonçalo do Sapucaí , MG e se podem me enviar. Sou professora do 5º ano. Agredeço , Rita.

  7. Karolenny disse:

    Bom dia!

    queria saber a nota , ou mesmo a porcentagem das escolas do Maranhão especificamente . do paço do Lumiar “Cei Provif” que foi realizada no ano de 2011 , e o resultado sairia neste ano 2012 ” obrigada!

  8. JANILDE AQUINO disse:

    Gostaria de saber o resultado da Prova Brasil 2011 da Unidade Escolar Montezuma, escola da rede estadual de São Luís -MA, cujo INEP é 21016780.
    Janilde (diretora da escola)

  9. Gabriela disse:

    Queria , saber qual foi o resultado da prova brasil ? , Entrreii , no sitte não vii nada ,:(

  10. julia disse:

    eu queria saber a nota da prova brasil de 2011 da escola joao justiniano da foseca em rodelas bahia

  11. maria ivanilde pina disse:

    QUAL FOI A NOTA DO IDEB DA ESCOLA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE – PIATÃ BAHIA
    SOU DIRETORA DESTA ESCOLA E ESCOLA ANCIOSA PARA SABER O RESULTADO.
    AGUARDO.
    GRATA

  12. MTJac disse:

    Cara Maria, de acordo com o texto: Os resultados da Prova Brasil 2011 serão apresentados na forma de boletins, com informações sobre o número de alunos e as médias obtidas em Língua Portuguesa e Matemática. Aplicada a cada dois anos, a prova tem se mostrado determinante o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Os resultados são utilizados para os cálculos do Ideb do Brasil.

  13. FRANCISCO ROSSONI NETO disse:

    Gostaria de saber quais os resultados da Prova Brasil, do Colégio Estadual Amâncio Moro de Corbélia

  14. kettely disse:

    Ja saio o resultado!! pelo menos na minha escola.

  15. Roberta Nogueira da Silva disse:

    Quero saber o meu resultado da prova brasil da escola municipal Emiliano Perneta de Cruzeiro do oeste pr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *