Cursos Gratuitos de Gastronomia RJ 2011

Redacao 28/07/2011 Cursos

Quem já trabalha na área de Gastronomia e mora em Araruama, cidade a 122 km da capital Rio de Janeiro, vai ter ótimas oportunidades de cursos nessa área, além dos que já foram realizados nos dias 25 e 26 de julho. A fim de fomentar essa área na cidade, sendo mais um atrativo para turistas de todas as partes do estado, a prefeitura em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), está promovendo diversos cursos gratuitos.

Na segunda-feira, dia 25 de julho, às 17h, o cheff Alfredo Galhões foi realizado curso sobre “Finalização de pratos e apresentação: a correta e moderna ornamentação de pratos e apresentação”, na cozinha da Faetec.

Na terça-feira, dia 26, no auditório da fundação, ocorreu aulas sobre “Tecnologia na gastronomia: últimas novidades em equipamentos, máquinas e sistemas para restaurantes, bares e hotéis”, sob o comando dos cheffs José Macieira e André Luiz. De acordo com Galhões, as mesmas ocorreram no auditório da Faetec. Além disso, o curso foi aberto tanto para quem atua na área, como para empresários e panificadores.

Os cursos gratuitos de gastronomia em Araruama não pararam por aí. Nos dias 29, 30 e 31 de julho, a cidade sediará o primeiro final de  semana de gastronomia e cultura. A Universidade Candido Mendes está por trás disso e oferecerá palestras e pesquisas sobre o assunto.

Os estabelecimentos que fazem parte do Pólo de Gastronomia de Araruama terão eventos envolvendo a gastronomia do lugar, além de música, teatro e artes cênicas. Ao mesmo tempo serão dados cursos e palestras completamente gratuitos para todos, não só para quem trabalha no ramo, mas para o público em geral.

Essa iniciativa tem dois objetivos: o primeiro é de revelar o turismo gastronômico que pode ser feito na cidade e então será distribuído um mapa em  formato de folheto com todos os restaurantes e hotéis demarcados. Além disso, também haverá a divulgação de um livro com todos os encantos do município.

Veja programação:

Dia 29 de julho: Abertura do evento ocorrerá no teatro municipal e ao mesmo tempo, na praça, ao redor do teatro, ocorrerá uma feira onde os produtos regionais serão apresentados juntamente com a associação de pescadores artesanais de Araruama, os pequenos produtores agrícolas e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater). Além disso, um livro sobre belezas da cidade também será lançado; haverá show aula de gastronomia com o chef Márcio Moreira, do programa Mais Você e ocorrerão eventos nos hotéis e restaurantes que fazem parte do circuito gastronômico.

Dia 30 de julho: Aula show de gastronomia com a chef Alejandra Faúndez, do Chile. A aula será de preparo de frutos do mar com frutas cítricas do lugar. Além disso, também haverá palestra Sebrae e apresentação de artes nos estabelecimentos envolvidos.

Dia 31 de julho: palestras de Kátia Cardoso (Ucam), Alberto de Góis (Iacam), sobre produtos da cidade, aula show com Chef Márcio Moreira, eventos artísticos e encerramento.

Não há mais tempo a perder: os interessados devem correr e precisam inscrever-se na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Araruama, que fica localizada na Rua República da Argentina, 502, Chalé 1, Parque Hotel. Quem não puder ir ao local, terá a possibilidade de inscrever-se no dia do curso, na própria fundação, contudo, é bom ir com antecedência já que todos os cursos anteriores ficaram lotados.

Outros artigos

Tratamento caseiro para Otite

02/05/2013

Tratamento caseiro para Otite

As infecções de ouvidos são problemas muito comuns em nossos meio, afetando principalmente crianças. Essa patologia traz grande desconforto, sendo necessário buscar ...

Google Maps Agora tem Previsão do Tempo

29/08/2011

Google Maps Agora tem Previsão do Tempo

Antigamente, para ir a algum lugar era necessário pedir, além do endereço completo, ponto de referência, também existiam situações em que era necessário solicitar pa...