Cursos Gratuitos de Gastronomia RJ 2011

PUBLICIDADE

Quem já trabalha na área de Gastronomia e mora em Araruama, cidade a 122 km da capital Rio de Janeiro, vai ter ótimas oportunidades de cursos nessa área, além dos que já foram realizados nos dias 25 e 26 de julho. A fim de fomentar essa área na cidade, sendo mais um atrativo para turistas de todas as partes do estado, a prefeitura em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), está promovendo diversos cursos gratuitos.

Na segunda-feira, dia 25 de julho, às 17h, o cheff Alfredo Galhões foi realizado curso sobre “Finalização de pratos e apresentação: a correta e moderna ornamentação de pratos e apresentação”, na cozinha da Faetec.

Na terça-feira, dia 26, no auditório da fundação, ocorreu aulas sobre “Tecnologia na gastronomia: últimas novidades em equipamentos, máquinas e sistemas para restaurantes, bares e hotéis”, sob o comando dos cheffs José Macieira e André Luiz. De acordo com Galhões, as mesmas ocorreram no auditório da Faetec. Além disso, o curso foi aberto tanto para quem atua na área, como para empresários e panificadores.

PUBLICIDADE

Os cursos gratuitos de gastronomia em Araruama não pararam por aí. Nos dias 29, 30 e 31 de julho, a cidade sediará o primeiro final de  semana de gastronomia e cultura. A Universidade Candido Mendes está por trás disso e oferecerá palestras e pesquisas sobre o assunto.

Os estabelecimentos que fazem parte do Pólo de Gastronomia de Araruama terão eventos envolvendo a gastronomia do lugar, além de música, teatro e artes cênicas. Ao mesmo tempo serão dados cursos e palestras completamente gratuitos para todos, não só para quem trabalha no ramo, mas para o público em geral.

Essa iniciativa tem dois objetivos: o primeiro é de revelar o turismo gastronômico que pode ser feito na cidade e então será distribuído um mapa em  formato de folheto com todos os restaurantes e hotéis demarcados. Além disso, também haverá a divulgação de um livro com todos os encantos do município.

Veja programação:

Dia 29 de julho: Abertura do evento ocorrerá no teatro municipal e ao mesmo tempo, na praça, ao redor do teatro, ocorrerá uma feira onde os produtos regionais serão apresentados juntamente com a associação de pescadores artesanais de Araruama, os pequenos produtores agrícolas e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater). Além disso, um livro sobre belezas da cidade também será lançado; haverá show aula de gastronomia com o chef Márcio Moreira, do programa Mais Você e ocorrerão eventos nos hotéis e restaurantes que fazem parte do circuito gastronômico.

Dia 30 de julho: Aula show de gastronomia com a chef Alejandra Faúndez, do Chile. A aula será de preparo de frutos do mar com frutas cítricas do lugar. Além disso, também haverá palestra Sebrae e apresentação de artes nos estabelecimentos envolvidos.

PUBLICIDADE

Dia 31 de julho: palestras de Kátia Cardoso (Ucam), Alberto de Góis (Iacam), sobre produtos da cidade, aula show com Chef Márcio Moreira, eventos artísticos e encerramento.

Não há mais tempo a perder: os interessados devem correr e precisam inscrever-se na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Araruama, que fica localizada na Rua República da Argentina, 502, Chalé 1, Parque Hotel. Quem não puder ir ao local, terá a possibilidade de inscrever-se no dia do curso, na própria fundação, contudo, é bom ir com antecedência já que todos os cursos anteriores ficaram lotados.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.