Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Proteína Vegetal: Onde Encontrar?

Proteína Vegetal: Onde Encontrar?

Por Redacao

Atualmente as pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável e natural, como por exemplo, consumindo mais frutas, verduras, legumes, e diminuindo a ingestão de carnes. Algumas cortando definitivamente a ingestão de carnes, para essas é ainda mais importante atentar-se aos alimentos ricos em proteína vegetal: onde encontrar, afinal é extremamente importante fazer a substituição, já que o consumo de carnes foi cortado da dieta.

Proteína Vegetal: Onde Encontrar? (Foto: Divulgação)
Proteína Vegetal: Onde Encontrar? (Foto: Divulgação)

Proteína Vegetal: Onde Encontrar?

A alimentação sem o consumo de carnes também pode ser muito saudável se equilibrada de maneira correta. O consumo de proteínas vegetais é importante para manter o equilíbrio de uma alimentação saudável e a quantidade de proteínas é igualmente encontrada no organismo de vegetarianos e onívoros. A proteína vegetal: onde encontrar pode ser encontrada em supermercados e casas especializadas.

As proteínas devem ser consumidas diariamente (Foto: Divulgação)
As proteínas devem ser consumidas diariamente (Foto: Divulgação)

Benefícios da proteína

Todos sabemos que a proteína não deve ficar para trás, visto que ajuda na construção do corpo. Sem as proteínas o funcionamento do corpo fica comprometido, pois ela tem um papel fundamental no organismo, ajuda na coagulação sanguínea, formação de anticorpos. As proteínas devem ser consumidas diariamente, pois o organismo não armazena proteínas. Depois da água as proteínas são constituintes de maior quantidade no organismo. A proteína auxilia no ganho de massa muscular, juntamente com os exercícios físicos, ajudam na construção do corpo, e melhora a capacidade atlética.

Veja aqui também: Como o excesso de proteínas prejudica a saúde

Feijões são fontes de proteína (Foto: Divulgação)
Feijões são fontes de proteína (Foto: Divulgação)

Alimentos ricos em proteína

Se a pessoa estiver procurando alimentos ricos em proteínas, pode optar não apenas pela carne, mas também por outros de origem vegetal como: O tofu, queijo de soja com proteína completa, leite de soja, sementes de girassol, gergelim, cogumelo, pólen de flores, nos feijões, ervilhas, grão de bico, amendoim, lentilhas e grãos de soja, nas sementes oleaginosas, como castanha, noz, avelã, pinhão, etc., na aveia integral, gérmen de trigo e levedura de cerveja, nas frutas oleaginosas, como abacate e coco são ricas, frutas doces e ácidas, assim como as verduras e a batata, no arroz integral, sempre uma de cada vez, principalmente leguminosas frescas ou em brotos, que formam os doze aminoácidos essenciais, a proteína completa.

Leia mais informações aqui: Como ingerir proteínas sem ingerir carne

Arroz integral é rica fonte de proteína vegetal (Foto: Divulgação)
Arroz integral é rica fonte de proteína vegetal (Foto: Divulgação)

Dieta com proteínas

Uma dieta sobrecarregada de proteínas também é prejudicial ao organismo, rouba energia, alimenta o colesterol, dilata o estômago, causa doenças vasculares e circulatórias. Todo o excesso de proteínas ingeridos se transforma em gordura e carboidratos. A proteína vegetal tem a vantagem de vir acompanhada de vitaminas e sais minerais, além de enzimas e outros nutrientes, que facilitam o aproveitamento pelo organismo e dão efeitos alcalinizantes. É importante variar o consumo de alimentos ricos em proteína vegetal, visto que cada um possui uma quantidade diferente desses aminoácidos e os alimentos vegetais são fontes menos completas de proteínas, que os alimentos de origem animais, variando a alimentação os

alimentos se completarão entre si, oferecendo a quantidade essencial de proteínas para o organismo. Aproveite bem essas proteínas vegetais e incremente seus pratos no dia a dia!

 

 

Recomendado para você
Bem Estar

Cerimonial da festa de 15 anos: como fazer

Beleza

Mousse de cabelo: conheça os tipos e aprenda a usar

Bem Estar

Jardins em pequenos espaços: como fazer

Bem Estar

Anemia durante gestação: como tratar

Comentários
  1. Dayana disse:

    quero tirar uma duvida…
    estou fazendo a dieta de nao consumir carboidratos,quero saber quais as frutas,verduras e legumes que devo consumir exatamente….mande respostas,,,pois preciso muito saber exatamente….
    desde ja agradeço

  2. antonio jose de sousa tavares disse:

    gostaria de receber mais informaçoes desse assunto de
    fazer uso dos vegetais como fonte de proteina

  3. luiza disse:

    tenho anemia,a dieta que a nutricionista mim recomendou não ta adiantando.queria saber uma dieta rica em ferro.

  4. tatiane disse:

    muito bom adorei todas as dicas

  5. tatiane disse:

    muito bom adorei todas as dicas gostaria de saber quais alimentos ajudam dar mais energia sem engorda

  6. Ivone Simões disse:

    Olá!!
    Sou mãe de primeira viagem, a minha filha tem 8 meses e gostava de lhe dar uma alimentação que não inclui-se carne nem peixe.
    Será que me podem ajudar, gostava de saber que alimentos lhe posso dar, ricos em protainas adequados para um bébé.
    Obrigada!!

  7. jivani da silva munin ferreira disse:

    gostaria de substituir o leite de vaca por uma proteina vegetal, mas ñ estou me ahando por favor ajude-me aguardo bom dia p vc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *