Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Proteína Vegetal: Onde Encontrar?

A proteína é indispensável para o bom funcionamento do corpo e pode ser encontrada em vários alimentos.

Atualmente as pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável e natural, como por exemplo, consumindo mais frutas, verduras, legumes, e diminuindo a ingestão de carnes. Algumas cortando definitivamente a ingestão de carnes, para essas é ainda mais importante atentar-se aos alimentos ricos em proteína vegetal: onde encontrar, afinal é extremamente importante fazer a substituição, já que o consumo de carnes foi cortado da dieta.

Proteína Vegetal: Onde Encontrar? (Foto: Divulgação)

Proteína Vegetal: Onde Encontrar? (Foto: Divulgação)

Proteína Vegetal: Onde Encontrar?

A alimentação sem o consumo de carnes também pode ser muito saudável se equilibrada de maneira correta. O consumo de proteínas vegetais é importante para manter o equilíbrio de uma alimentação saudável e a quantidade de proteínas é igualmente encontrada no organismo de vegetarianos e onívoros. A proteína vegetal: onde encontrar pode ser encontrada em supermercados e casas especializadas.

As proteínas devem ser consumidas diariamente (Foto: Divulgação)

As proteínas devem ser consumidas diariamente (Foto: Divulgação)

Benefícios da proteína

Todos sabemos que a proteína não deve ficar para trás, visto que ajuda na construção do corpo. Sem as proteínas o funcionamento do corpo fica comprometido, pois ela tem um papel fundamental no organismo, ajuda na coagulação sanguínea, formação de anticorpos. As proteínas devem ser consumidas diariamente, pois o organismo não armazena proteínas. Depois da água as proteínas são constituintes de maior quantidade no organismo. A proteína auxilia no ganho de massa muscular, juntamente com os exercícios físicos, ajudam na construção do corpo, e melhora a capacidade atlética.

Veja aqui também: Como o excesso de proteínas prejudica a saúde

Feijões são fontes de proteína (Foto: Divulgação)

Feijões são fontes de proteína (Foto: Divulgação)

Alimentos ricos em proteína

Se a pessoa estiver procurando alimentos ricos em proteínas, pode optar não apenas pela carne, mas também por outros de origem vegetal como: O tofu, queijo de soja com proteína completa, leite de soja, sementes de girassol, gergelim, cogumelo, pólen de flores, nos feijões, ervilhas, grão de bico, amendoim, lentilhas e grãos de soja, nas sementes oleaginosas, como castanha, noz, avelã, pinhão, etc., na aveia integral, gérmen de trigo e levedura de cerveja, nas frutas oleaginosas, como abacate e coco são ricas, frutas doces e ácidas, assim como as verduras e a batata, no arroz integral, sempre uma de cada vez, principalmente leguminosas frescas ou em brotos, que formam os doze aminoácidos essenciais, a proteína completa.

Leia mais informações aqui: Como ingerir proteínas sem ingerir carne

Arroz integral é rica fonte de proteína vegetal (Foto: Divulgação)

Arroz integral é rica fonte de proteína vegetal (Foto: Divulgação)

Dieta com proteínas

Uma dieta sobrecarregada de proteínas também é prejudicial ao organismo, rouba energia, alimenta o colesterol, dilata o estômago, causa doenças vasculares e circulatórias. Todo o excesso de proteínas ingeridos se transforma em gordura e carboidratos. A proteína vegetal tem a vantagem de vir acompanhada de vitaminas e sais minerais, além de enzimas e outros nutrientes, que facilitam o aproveitamento pelo organismo e dão efeitos alcalinizantes. É importante variar o consumo de alimentos ricos em proteína vegetal, visto que cada um possui uma quantidade diferente desses aminoácidos e os alimentos vegetais são fontes menos completas de proteínas, que os alimentos de origem animais, variando a alimentação os

alimentos se completarão entre si, oferecendo a quantidade essencial de proteínas para o organismo. Aproveite bem essas proteínas vegetais e incremente seus pratos no dia a dia!

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL