Programa Luz para Todos 2011

PUBLICIDADE

Luz para todos é um programa do Governo Federal lançado em novembro de 2003, trazendo como objetivo principal erradicar a exclusão elétrica presente no Brasil nos tempos atuais. Através deste programa, o Governo tinha como meta levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008. O programa completo deveria garantir total cobertura de energia elétrica para todos os estados do Brasil até o ano de 2015. No entanto, como praticamente tudo no Brasil, o programa já foi prorrogado e não cumpriu a sua meta.

Em outubro de 2010, um decreto presidencial alegava que o programa deveria ser prorrogado mais um ano, de dezembro de 2010 até dezembro de 2011. O não cumprimento de metas de programas no Brasil é uma situação muito comum nesta república. Marcado como o país que menos retorna os impostos cobrados para a população em todo o planeta, o Brasil é marcado também por um histórico de políticos corruptos e má administração.

Quando o programa Luz para Todos foi criado, no ano de 2003, Dilma Rousself, a então hoje presidente da república, era a pessoa à frente do Ministério de Minas e Energia e foi operacionalizado pela Eletrobrás e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.

E, anos depois, mesmo com o investimento de 20 bilhões, sendo destinados R$ 14,3 bilhões, e o restante partilhado entre governos estaduais e as empresas de energia elétrica, o projeto não chegou ao fim, obviamente, não cumprindo sua meta e não se sabe exatamente como o dinheiro foi aplicado e por mais quanto tempo o projeto continuará por requerer verba para a execução e mesmo assim, não chegando a uma conclusão final. Os recursos federais são provenientes de fundos setoriais de energia – a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR).

PUBLICIDADE

Ainda que o mapa da exclusão elétrica no país revel que famílias se acesso a energia elétrica estejam em localidades de menor índice de Desenvolvimento Humano, o objetivo do Governo Federal de utilizar a energia como “vetor de desenvolvimento” social e econômico, não foi concretizado ainda e, mesmo com a energia elétrica chegando alguns pontos, e facilitando a integração de outros programas  sociais também do governo federal, como acesso aserviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.

Segundo as informações obtidas no site luzparatodos.mme.gov.br, “durante a execução do Programa, novas famílias sem energia elétrica em casa foram localizadas e, em função do surgimento de um grande número de demandas, o Luz para Todos foi prorrogado para ser concluído no ano de 2010. O Programa foi novamente prorrogado, agora para ser finalizado em 2011, para possibilitar que as obras contratadas até outubro de 2010 sejam realizadas”.

O site oficial contém mais informações sobre o Programa, outros Informativos, Dados estaduais, Inaugurações, Legislação, Documentos, Multimídia e Publicações. Na página inicial é possível acessar a seção de dúvidas frequentes, assim como Inaugurações, e manter contato com o Programa.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.