Menu

Empregos

Atualizado em 5 de março de 2012, às 9:00 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Primeiro currículo: como preencher

Quando não se tem experiências profissionais o mais certo a se fazer é adicionar no currículo os cursos e atividades adicionais.
402939 curriculo vitae Primeiro currículo: como preencherO currículo gera a primeira impressão (Foto: Divulgação)

A primeira impressão é a que fica. Pelo menos é assim que funciona o mundo corporativo. Quando se procura um trabalho a primeira forma de avaliação é o currículo. Nesse item constam todas as informações sobre as suas experiências profissionais. Preencher esse documento não é fácil, mesmo porque você pode alunar uma grande oportunidade.

Quando a pessoa nunca trabalhou antes, redigir um currículo é ainda mais complicado. Nesse caso o empecilho é a falta de experiência profissional. Como os recrutadores avaliam o perfil muitas vezes baseados nos cargos anteriores que o candidato teve, os inexperientes ficam de certa forma inseguros quando o assunto é currículo.

 

402939 curriculo 180208 Primeiro currículo: como preencherColoque todos os cursos que já fez no currículo (Foto: Divulgação)

Para enriquecer esse documentado, todos os cursos de qualificação devem ser integrados no item. Seja de idiomas ou de qualificação, fazer aulas de aperfeiçoamento demonstra que de alguma forma você quer suprir a falta de experiência profissional. Detalhe o conteúdo programático, a carga horária e o período em que o curso foi efetuado.

Outro fator que fazem a companhia olhar de outra maneira para o currículo de uma pessoa que nunca trabalhou antes é os trabalhos voluntários. Por mais que as atividades não tenham a ver com o cargo pretendido, as empresas valorizam pessoas que pensam na sociedade e buscam meios de mudar de alguma forma a situação de sua comunidade.

 

402939 curr%C3%ADculo ok Primeiro currículo: como preencherO currículo pode te abrir portas, como pode fazer com que você perca uma grande oportunidade (Foto: Divulgação)

Também é comum colocar as características pessoais que sejam um diferencial em seu perfil profissional, mesmo que nunca tenha tido uma oportunidade de ocupar uma colocação em uma companhia. Destacar que é interessado e persistente, por exemplo, demonstra que você tem vontade de aprender. Porém, não exagere nos pontos de seu perfil a ser destacado. Seja objetivo para não faltar com a verdade, ou parecer irreal.

Encontrar um emprego sem ter experiência na função não é fácil, mas um currículo redigido da maneira correta pode lhe ajudar. Nunca minta dizendo que teve um emprego, ou um cargo que não existiu. O mesmo vale para os cursos. Seja sincero para ser selecionado exatamente em processos de vagas de emprego dentro do real perfil. Comece a relação com o seu empregador com o pé direito, exaltando o que há de melhor em você, sempre mostrando que a falta de experiência é um motivo a mais para ter vontade de aprender coisas novas.